Esposende constitui equipas de intervenção permanente

04 Abr
O Município de Esposende assinou hoje, em Monforte, o protocolo para a criação das Equipas de Intervenção Permanente (EIP) no concelho. Em cerimónia presidida pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, foi formalizada a constituição de 41 novas EIP.
O Município de Esposende materializa, desta forma a preocupação do seu executivo para a área da Proteção Civil e o contínuo apoio aos Corpos de Bombeiros, representando um investimento de 70 mil euros (35 mil euros a cada corporação) suportados em partes iguais pela Câmara de Esposende e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
As EIP são equipas profissionalizadas compostas por cinco elementos e visam assegurar, em permanência e em prontidão, as missões de proteção civil e de socorro às populações, designadamente no combate a incêndios, socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes. Faz parte, ainda, das funções das EIP o socorro a náufragos, socorro complementar, em segunda intervenção, desencarceramento ou apoio a sinistrados no âmbito da urgência pré-hospitalar, não podendo substituir-se aos acordos com o instituto nacional de emergência médica. As EIP atuam, ainda, na minimização de riscos em situações de previsão da ocorrência de acidente grave e colaboração em demais atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que são cometidas aos corpos de bombeiros.
Este é um investimento que se soma ao subsídio anual de 17 500 euros que a Câmara Municipal de Esposende atribui a cada corporação de bombeiros do concelho, ao apoio à aquisição de viaturas e remodelação de equipamentos e aos protocolos de cooperação para as áreas da formação e para a recolha e transporte de animais errantes feridos, com a correspondente comparticipação financeira

O Município de Esposende assume, ainda, todos os encargos financeiros relativos aos seguros de acidentes de trabalho, frota automóvel, responsabilidade civil de transporte de doentes e de embarcações das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho, num investimento global de 18.745 euros.