Município entregou equipamentos de proteção individual aos Bombeiros de Esposende e de Fão

18 Jul

Num ato desprovido de qualquer formalismo, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, procedeu, esta manhã, à entrega de equipamentos de proteção individual às corporações de Bombeiros de Esposende e de Fão.

Trata-se de material de proteção para combate a incêndios florestais, nomeadamente capacete, cógula (capuz de proteção florestal), fato de proteção individual (calça e dólmen), luvas e botas.

A aquisição resulta de um protocolo assinado entre a CIM do Cávado, os seis Municípios do Cávado (Esposende, Amares, Barcelos, Braga, Vila Verde e Terras de Bouro), e as corporações de bombeiros deste território. Em causa está um investimento de aproximadamente 186 500 euros, financiado a 85% por fundos comunitários, sendo a comparticipação nacional assegurada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e pelos Municípios em partes iguais de 7,5%.

No que se refere à corporação de Esposende, foram entregues 23 equipamentos completos, enquanto que Fão optou por receber equipamentos em número diferenciado, de acordo com as necessidades da corporação.

Na sessão de entrega estiveram presentes, além do Presidente, o Vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal, Maranhão Peixoto, e os presidentes da direção dos Bombeiros de Esposende e de Fão, Agostinho Teixeira e Artur Saraiva, bem como os respetivos comandantes, Juvenal Campos e Norberto Mota.

“Prestigiar os bombeiros é estar do vosso lado, dando-vos o apoio de que necessitam”, começou por afirmar o Presidente da Câmara Municipal, esclarecendo que só agora foi possível entregar os equipamentos devido à incapacidade da empresa fabricante em dar resposta ao elevado número de solicitações.

Benjamim Pereira destacou a importância destes equipamentos, que vêm dotar os bombeiros de melhores meios para combater os incêndios florestais, afirmando que “possuem agora melhores condições para nos ajudarem nessa nobre missão de proteção da floresta”.

Falando em nome de ambas as corporações, o Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Esposende, Agostinho Teixeira, destacou a simplicidade do ato e expressou palavras de congratulação e reconhecimento pela entrega do equipamento, “que nos vai permitir agir sem preocupações e constrangimentos nas atividades de combate aos fogos”. Agradeceu, por isso, esta ajuda, manifestando total disponibilidade dos bombeiros para continuar a ajudar nas ações de proteção de pessoas e bens.