Defesa costeira e salvamento marítimo em Esposende

DSC_0168

A foz do rio Cávado apresenta um histórico de problemas relacionados com as dificuldades de navegabilidade e com a sua segurança, estando no cerne das políticas concelhias uma ambição constante de realização de intervenções de mitigação desses constrangimentos.

O estado de conservação da restinga tem levado à necessidade de ações frequentes de reposição de areia e de estabilização por via de implementação de novas metodologias de proteção, sempre numa ótica de emergência no sentido de aumentar a defesa da cidade face ao risco de cheias e galgamentos costeiros.

O atual estado de conservação da restinga tem, pois, preocupado o Executivo Municipal e demais entidades e, por essa razão, está agendada uma reunião, na próxima quinta-feira, com todos os agentes que, ao nível regional e local, têm competências nos domínios do ambiente, proteção civil e forças militarizadas. Tal reunião visa o debate sobre todas as medidas já assumidas até ao momento e seus resultados, bem assim como a avaliação das ações que se pretendem vir a encetar, nomeadamente em articulação com a Administração Central.

Para o devido efeito, terão de ser avaliadas as estruturas existentes, o assoreamento excessivo de vários sectores/segmentos, contando ainda com os efeitos atuais do prolongamento do molhe norte e o efeito de marés. Enquanto decorre todo este processo de reavaliação, a autarquia decidiu-se pela elaboração de um Plano de Contingência para galgamentos costeiros, no sentido de defender as habitações adjacentes, o qual será também apresentado às entidades presentes e, após devida anuência das mesmas, será apresentado a toda a comunidade.

Assim, espera-se que este debate permita, de forma coordenada e unificada, uma maior articulação entre os diferentes agentes e a efetiva operacionalidade de todas as medidas a implementar.

Simultaneamente, e na senda dos temas em apreço, associa-se também uma outra iniciativa, que se prende com a colocação de boias salva-vidas com suporte vertical, no sentido de assegurar meios de socorro, que poderão contribuir para salvar vidas. Este projeto, articulado previamente com as entidades/autoridades em matéria de salvamento marítimo, fará de Esposende o concelho pioneiro do país a implementar esta medida, colocando, nesta fase, dois exemplares: uma estrutura em Apúlia e outra na foz do Rio Cávado. Seguir-se-á a colocação de mais 12 conjuntos, podendo ser reforçados, caso se verifique a necessidade, em mais locais ao longo de toda a orla costeira.