Dia Internacional da Proteção Civil assinalado em Esposende

02 Mar

Com o intuito de assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, que se comemora a 1 de março, e que este ano evoca o tema «A importância do patamar local na promoção de Comunidades Resilientes», teve ontem início um ciclo de sensibilização e verificação das condições dos edifícios e equipamentos municipais.

Pretende-se, deste modo, aumentar a segurança dos edifícios, serviços e infraestruturas considerados essenciais e criar uma maior proximidade na prevenção dos riscos, na partilha de informação e de boas práticas, contribuindo, assim, para uma crescente cultura de segurança.

A primeira iniciativa, levada a cabo pelos Bombeiros Voluntários de Esposende, decorreu no Centro Escolar de Esposende e traduziu-se num ação de demonstração de meios de combate a incêndios e de sensibilização dos alunos, com distribuição de folhetos de sensibilização sobre diferentes temas de proteção civil, tendo abrangido doze turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Nesta ação foi igualmente efetuada uma apreciação presencial acerca das acessibilidades dos meios de socorro ao recinto escolar e uma avaliação da implementação das medidas preconizadas no Plano de Segurança aprovado para o edifício.

Ações idênticas vão realizar-se ao longo do ano, privilegiando, numa primeira fase, os edifícios de utilização pública da responsabilidade do Município.