Município de Esposende vai criar incentivos sociais para os Bombeiros Voluntários

11 Mar

O Município de Esposende vai criar benefícios sociais para os elementos dos corpos de bombeiros do concelho, com o intuito de incentivar o voluntariado. A proposta para a elaboração do regulamento de concessão destes benefícios foi ontem aprovada pelo executivo.

O Município de Esposende vai criar benefícios sociais para os elementos dos corpos de bombeiros do concelho, com o intuito de incentivar o voluntariado. A proposta para a elaboração do regulamento de concessão destes benefícios foi ontem aprovada pelo executivo, numa sessão onde foi também decidido proceder à revisão do atual Regulamento Municipal de Concessão de Medalhas.

Assim, a partir de hoje e até ao dia 24 de março, os munícipes são chamados a apresentar contributos sobre qualquer uma destas matérias, um procedimento que visa envolver a comunidade na discussão destas temáticas e garantir uma discussão alargada.

No que se refere aos benefícios sociais, que poderão abranger não só os elementos das corporações de bombeiros como outros cidadãos que prestem voluntariado noutras instituições, é intenção do Município criar um instrumento de caráter social que conceda a estes cidadãos determinadas vantagens e benefícios. Por esta via, a Câmara Municipal estará, também, a incentivar outras pessoas ao exercício do voluntariado, na medida em que é reconhecido que as instituições se debatem com a escassez de pessoas que estejam dispostas a abraçar esta causa e se disponham a trabalhar em prol da comunidade, de forma abnegada.

O Presidente da Câmara Municipal refere que “atendendo à relevância que o voluntariado assume em determinadas instituições, como é o caso das corporações de bombeiros, é também importante que o Município crie incentivos para estes cidadãos, reconhecendo, também por esta via, a mais-valia do seu trabalho”. Benjamim Pereira sublinha, contudo, que o Município se constituiu como um parceiro fundamental das corporações de bombeiros de Esposende e de Fão, atribuindo um subsídio anual de 17 500 euros, para além de apoios de diversa índole, seja para aquisição de viaturas seja para outro tipo de equipamento.

A propósito da elaboração de um novo regulamento para atribuição de medalhas, Benjamim Pereira refere que esta se deve ao facto de o documento que define a concessão de distinções municipais datar de 1986, pelo que se impõe a sua revisão de modo a adaptá-lo à realidade atual. A par da concessão de medalhas, serão também definidas as normas para a atribuição de votos de louvor e votos de pesar.