Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende acolheu lançamento do Guia do Voluntariado de Emergência Social

22 Junho 2023

 

Esposende acolheu, na Quinta das Antilhas, em Palmeira de Faro, o lançamento do Guia do Voluntariado de Emergência Social, instrumento que serve de suporte à adoção de um voluntariado organizado no terreno em cenários de emergência social. Para a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, “esta é uma oportunidade única que devemos agarrar para fortalecer a coordenação entre as autoridades competentes, as equipas técnicas municipais e os voluntários/as”.

O Guia do Voluntariado de Emergência Social resulta de um projeto com a mesma designação, promovido, no concelho de Esposende, pelo Banco Local de Voluntariado, em colaboração com a Pista Mágica – Voluntariado e Inovação e que envolve os territórios de Amarante, Braga, Esposende, Guimarães e Vila Verde.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger vê na partilha das experiências a oportunidade para fixar redes e maximizar sinergias, interligando territórios vizinhos que partilham entre si desafios económicos e sociais idênticos. “Este trabalho em rede, se bem articulado, permitirá suportar as situações de emergência social de uma forma mais organizada e sustentável, fomentando as bases para uma sociedade mais justa e resiliente”, afirmou a vereadora com a área funcional da Ação Social.

Ante uma plateia onde estavam presentes representantes dos Municípios de Braga e de Vila Verde, Sónia Fernandes, presidente da direção da Pista Mágica explicou os pressupostos em que assentam as linhas orientadoras do projeto. “A Pista Mágica desenvolve a estereotipagem das respostas sociais, para depois dar-lhes escala”, resumiu, para enaltecer o trabalho dos voluntários que concretizam “a ideia de que juntos podemos fazer a diferença”.

Para Sónia Fernandes, este guia pretende ser “uma ferramenta de apoio para a promoção de um voluntariado organizado e articulado entre as equipas técnicas municipais e as autoridades no terreno, em cenários de emergência social”.

No âmbito do projeto de voluntariado de proximidade, desenvolvido pelo Município de Esposende, cinco voluntários desenvolvem trabalho de campo, junto de cinco beneficiários. O projeto está a ganhar envergadura, no âmbito da Escola Profissional de Esposende que desenvolve ações de solidariedade, junto de instituições do concelho.

Durante esta sessão de apresentação do Guia foram partilhados testemunhos de uma aluna voluntária, em nome da Escola Profissional de Esposende e representantes de duas instituições que acolheram as ações de voluntariado, a Santa Casa da Misericórdia de Fão e o Centro Social da Paróquia de Curvos.

Na qualidade de Coordenador Gabinete Municipal de Proteção Civil, Júlio Melo vincou as carências que ainda se sentem ao nível do voluntariado, porque há um papel importante que têm de desempenhar na sociedade. “O nosso país está preparado para dar resposta a 95 por cento das ocorrências, mas há cinco por cento que pode ser minorada pela ação dos voluntários, como no caso de terramotos”, destacou.

O Guia do Voluntariado de Emergência Social pretende ser uma ferramenta de apoio às equipas técnicas municipais, responsáveis pela Gestão de Voluntariado, para uma maior articulação e organização do Voluntariado em cenários de crise social junto das autoridades competentes no terreno, como é o exemplo da Proteção Civil e da Cruz Vermelha Portuguesa.

O Guia do Voluntariado de Emergência Social insere-se no Projeto VES - Voluntariado de Emergência Social, que decorreu entre de janeiro de 2022 e junho de 2023, numa iniciativa financiada pelo Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu (FSE), no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) e envolveu as equipas técnicas que ficam na retaguarda, assim como das pessoas voluntárias que estão no terreno a contribuir para a diminuição do isolamento social no território.

Esta estratégia enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, subscritos pelo Município de Esposende, nomeadamente no que se refere a Saúde de Qualidade (ODS 3), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).

pm00
pm1
pm2
pm3
pm4
pm5