Município de Esposende entregou Bolsas de Estudo a 40 estudantes do Ensino Superior

03 Setembro 2021

DSC07928

O Município de Esposende procedeu, hoje, à entrega de Bolsas de Estudo a 40 estudantes do Ensino Superior do concelho, oriundos de famílias em desfavorecimento social, num investimento global de 24 000 euros.

Numa sessão informal, realizada no Auditório Municipal de Esposende, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, realçou, a par de outros apoios e programas educativos do Município, a importância desta medida, “pelo contributo que pode dar para apoiar o vosso sonho e o das vossas famílias na concretização das vossas expectativas de prosseguir um processo formativo de nível superior”.

Em cumprimento do Regulamento, os bolseiros desenvolveram prestação do Serviço Cívico/Comunitário no âmbito das áreas de índole social, ambiental, administrativa, cultural e/ou desportiva no Município, durante as férias letivas, num período de 22 dias úteis/154 horas. Uma experiência enriquecedora de contacto com o mundo laboral, referiu Benjamim Pereira: “vocês vivenciaram experiências que vos deixam, de certeza, mais ricos ao nível do desenvolvimento de competências funcionais”.

Considerando que alguns estudantes se preparam para iniciar um novo ano académico, enquanto outros vão ingressar no mercado laboral, o Presidente da Câmara Municipal dirigiu palavras de incentivo a todos, exortando-os a que “continuem a apostar sempre na vossa formação”. Concluiu, desejando sucesso e felicidades para o futuro.

A Vereadora da Educação, Angélica Cruz, fez um breve enquadramento do projeto de concessão de Bolsas de Estudo, notando que é uma medida com cerca de 20 anos, que visa apoiar o prosseguimento de estudos ao nível do Ensino Superior, de forma especial aos jovens provenientes de famílias com mais dificuldades socioeconómicas. Lembrou que a medida se enquadra no âmbito das políticas educativas e sociais do Município e que visa contribuir para as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a fomentar a igualdade de oportunidades, a erradicação da pobreza e uma educação de qualidade. A terminar, saudou os bolseiros pelo percurso académico concretizado e expressou votos de um futuro promissor, lembrando que “só com muita dedicação e muito trabalho se consegue alcançar o sucesso pessoal, familiar e profissional”.

Nesta sessão, os jovens tiveram também oportunidade de testemunhar a relevância desta experiência, designadamente ao nível do contacto direto que tiveram com a organização, que lhes proporcionou um maior conhecimento da realidade onde se inserem, e um primeiro contacto com a realidade laboral, designadamentecom os vários serviços municipais existentes, partilhas que o Presidente Benjamim Pereira agradeceu, expressando satisfação por todos se mostrarem reconhecidos e agradados com a oportunidade.