Município de Esposende assegura medicamentos a crianças institucionalizadas

27 Abril 2021

ascra1

O presidente da Câmara Municipal de Esposende procedeu hoje à entrega dos cartões de beneficiários no acesso a medicamentos, das crianças institucionalizadas na Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia (ASCRA). O Município de Esposende apoia a aquisição de medicamentos para as crianças e jovens integradas na Centro de Acolhimento Emília Figueiredo, na sequência de um protocolo que estabeleceu com a Associação Nacional de Farmácias e com a Associação Dignitude.
Esta iniciativa insere-se no Programa CUIDAR +, através do qual o Município de Esposende promove a coesão social, área estratégica das políticas públicas municipais. Desta forma, o município assegura a comparticipação que cabe ao utente, no caso as crianças e jovens do Centro de Acolhimento da ASCRA, na aquisição de especialidades farmacêuticas, sujeitas a receita médica e comparticipadas pelo Serviço Nacional de Saúde, devendo rondar os 3500 euros anuais.
Hoje foram entregues os primeiros 14 cartões ao presidente da direção da ASCRA, Carlos Abreu, para comparticipação nas despesas com medicamentos, tendo como beneficiárias as crianças e jovens, com idades até aos 18 anos. Os apoios contemplados no protocolo destinam-se a contribuir para a prossecução dos objetivos e funcionamento da organização, assegurando os direitos básicos dos cidadãos e a igualdade de oportunidades às crianças e jovens integradas nesta resposta social.
Para o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, “as questões sociais merecerão, sempre, uma atenção especial da autarquia. Isso traduz-se num projeto maior, como é a Loja Social, mas prolonga-se por outras ações e sempre que surjam oportunidades como esta, dirigida à população carenciada, o município estará sempre na primeira linha”. Benjamim Pereira manifestou “total disponibilidade para colaborar com a ASCRA, instituição que desenvolve um trabalho relevante para a comunidade não só de Apúlia, mas de todo o concelho”.
Por seu turno, o presidente da ASCRA, Carlos Abreu, agradeceu “todos os gestos de apoio e o trabalho de proximidade que a Câmara tem desenvolvido com as instituições, principalmente nestes tempos de pandemia. Todos os pequenos gestos são significativos, principalmente quando se trata de proteger crianças”.
Lembre-se que o Município de Esposende firmou, em março de 2018, um protocolo de colaboração com a Associação Dignitude que visa garantir a disponibilização de medicamentos a pessoas do concelho em situação de carência económica. A Associação Dignitude, Instituição Particular de Solidariedade Social, é responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que tem por objetivo garantir o acesso a medicamentos comparticipados prescritos por receita médica, por parte de qualquer cidadão que se encontre numa situação de carência económica.
O Município concretiza, assim, mais um passo no âmbito das políticas sociais, refletindo um trabalho em rede, em prol do bem-estar e da qualidade de vida dos cidadãos e que fomenta também a igualdade de oportunidades às crianças e jovens. Esta medida enquadra-se, assim, nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.