Campanha em Esposende angariou mais de 7 toneladas de alimentos

04 Agosto 2014
A solidariedade saiu à rua, em Esposende, no último fim-de-semana. A Campanha de Recolha de Bens Alimentares «Porque há boas causas, Seja Solidário!», realizada pela Rede Social de Esposende, arrecadou mais de 7 toneladas de alimentos para as famílias carenciadas do concelho, superando todas as expetativas.
A solidariedade saiu à rua, em Esposende, no último fim-de-semana. A Campanha de Recolha de Bens Alimentares «Porque há boas causas, Seja Solidário!», realizada pela Rede Social de Esposende, arrecadou mais de 7 toneladas de alimentos para as famílias carenciadas do concelho, superando todas as expetativas e campanhas anteriores.

Com efeito, a população contribuiu generosamente para esta causa solidária, levada a cabo nos hipermercados do concelho, entre os dias 1 e 3 de agosto. No total, foram doados 7 250 Kg de alimentos, o que denota que a comunidade continua cada vez mais sensível à situação por que algumas famílias poderão estar a passar em virtude da atual conjuntura socioeconómica.

As campanhas de angariação de bens tiveram início em 2011, com a abertura da Loja Social Rede Solidária, ano em que foram angariadas 3,5 toneladas de alimentos, em 2012 foram arrecadadas 4,5 toneladas e o ano passado 5,5 toneladas, superando a meta definida de 5 toneladas, necessária para assegurar a sustentabilidade deste projeto concelhio, no que diz respeito aos bens alimentares.

Os alimentos doados são canalizados para a Loja Social Rede Solidária, sendo que, posteriormente, serão distribuídos pelas famílias do concelho identificadas tecnicamente como carenciadas.

À semelhança de anteriores campanhas, esta ação contou com a imprescindível colaboração de largas dezenas de voluntários, registando-se também a este nível um aumento significativo de pessoas que abraçaram esta causa, contribuindo para o sucesso em que a mesma se traduziu. Ao todo, estiveram envolvidos 130 voluntários, provenientes do Banco Local de Voluntariado, do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural de Gemeses, do Grupo de Jovens de Palmeira de Faro, da Liga dos Amigos do Hospital Valentim Ribeiro, do Rotary Clube de Esposende, da Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, do Agrupamento de Escuteiros de Esposende, da Fábrica da Igreja Paroquial de S. Martinho de Gandra, e da comunidade em geral.

A Rede Social Concelhia, e em particular a Câmara Municipal, agradece o contributo de toda a população, bem como a colaboração das superfícies comerciais, assim como todo o trabalho prestado pelos voluntários.