Loja Social de Esposende comemorou 3.º aniversário

12 Dezembro 2014
Comemorou-se, ontem o 3.º aniversário da Loja Social de Esposende «Rede Solidária». Para assinalar a data realizou-se uma sessão, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, que integrou a conferência “Abordagem setorial da realidade concelhia” e a apresentação do micro site da Loja Social. No final, foi tempo de cantar os parabéns e degustar o bolo de aniversário. Ainda integrado nestas comemorações realizar-se-á, no mesmo local, no próximo dia 15, pelas 21h00, um concerto solidário, pela Escola de Música de Esposende, cujo ingresso é assegurado através da doação de um bem alimentar para a Loja Social.

Na sessão de boas vindas, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, que preside ao Conselho Local de Acção Social, assinalou o sucesso deste projeto, referindo que surgiu num contexto de crise para dar resposta às carências da população com maiores dificuldades socioeconómicas. A par de um conjunto de fatores, desde a própria localização numa zona industrial até ao facto de funcionar em rede e de o seu funcionamento ser assegurado, essencialmente, por voluntários, Benjamim Pereira realçou a justiça subjacente ao apoio que é prestado, que assenta na análise à situação socioeconómica dos agregados familiares. Deste modo, notou, além de solidário, este projecto é justo e transparente, acrescentado que pelo facto de funcionar em rede inviabiliza a sobreposição de ajudas, ao contrário do que se verificava no passado, modelo que criticou.

Benjamim Pereira expressou palavras de agradecimento e de incentivo aos voluntários que, de forma desinteressada e totalmente gratuita, têm vindo a colaborar com a Loja Social, nomeadamente nas campanhas de angariação de bens alimentares.

Consciente de que as dificuldades inerentes à difícil conjuntura ainda vão perdurar, o Presidente do CLAS assegurou que a Loja Social vai continuar a prestar ajuda a quem precisar, afirmando que, ao contrário do que sucede relativamente a outras áreas, no plano social o que importa é fazer o bem sem fazer eco dessa ajuda.

Na conferência “Abordagem setorial da realidade concelhia”, Armando Santos, Diretor do Centro de Emprego de Barcelos, apresentou um resumo do trabalho desenvolvido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Barcelos no combate ao desemprego. Entre vários outros dados, deu nota de que, em 2014, o desemprego no concelho de Esposende decresceu em 20%, “por força do tecido económico que melhorou a sua capacidade para empregar pessoas, nomeadamente através de medidas ativas de emprego”. Armando Santos referiu que o Governo vai avançar com a implementação do Plano de Inclusão Social e Emprego, no âmbito do quadro comunitário 2020, que prevê investimentos para estas áreas no montante global de 2,784 mil milhões de euros, no período 2014-2020.

Por seu lado, o Diretor do Agrupamento de Centros de Saúde de Barcelos e Esposende, Francisco Pereira, apresentou o plano de desempenho do ACES Cávado II Barcelos Esposende, dando conta do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em diferentes vertentes, notando que, ao nível dos cuidados de saúde, “há uma estratégia de garantir a máxima equidade”, razão pela qual em todas as estruturas estão a ser feitas intervenções ao nível dos equipamentos e no plano da formação dos recursos humanos. Francisco Pereira referiu que, atendendo a que a principal causa de morte nos concelhos de Esposende e de Barcelos está relacionada com as doenças cerebrovasculares, o ACES Cávado III está a proporcionar formação de suporte básico de vida, quer aos recursos humanos internos, quer aos representantes políticos da região, sendo o único ACES acreditado para tal.

Convidado também a participar nesta conferência, o Centro Distrital de Braga do Instituto da Segurança Social fez-se representar por Fátima Miguel, que integra o núcleo de acompanhamento social no distrito. Apresentou, por isso, dados relativos ao concelho, nomeadamente sobre o número de processos em acompanhamento e as respostas sociais existentes. Fátima Miguel anunciou que a reestruturação dos serviços da Segurança Social em curso prevê a descentralização ao nível do acompanhamento das famílias, no âmbito da recém criada Rede Local de Intervenção Social. Adiantou que, no que se refere ao concelho de Esposende, a intervenção será assegurada pelo Centro Social João Paulo II, de Apúlia, que, numa política de proximidade, se deslocará às Juntas de Freguesia para fazer a avaliação dos casos. O objetivo é que estes projectos-piloto sejam, posteriormente, alargados a todo o território nacional, referiu.

A encerrar a sessão, a Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Esposende, Raquel Vale, fez a apresentação do micro site da Loja Social de Esposende, alojado no site do Município em www.cm-esposende.pt, sustentando a criação desta ferramenta com a necessidade de divulgar a Loja e de prestar informação sobre as suas atividades. Raquel Vale referiu que o micro site disponibiliza, entre vários outros dados, informação relativa à prática de voluntariado, assinalando que “a Loja serve também para ir de encontro às necessidades de quem quer ajudar”. Além da colaboração dos voluntários, a Vereadora enalteceu o envolvimento de todos os parceiros locais na dinamização de ações e campanhas de angariação de bens, em particular pelas camadas jovens, que se sentem parte integrante deste projeto. Mostrou-se, por isso, convicta de que “a comunidade nunca deixará cair um projeto desta natureza”.

Desde o início da sua actividade até junho deste ano, a Loja Social de Esposende contabiliza 113 538 bens doados, 95 429 bens entregues às famílias, 1458 trocas efectuadas, 37 toneladas de bens reciclados e trocados por alimentos e 3 421 horas de voluntariado.