Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município avança com prolongamento da Rua da Joana em Fão

17 Nov

 

A Câmara Municipal de Esposende vai intervir na Rua da Joana, em Fão, procedendo à abertura do troço em falta, numa extensão de cerca de 80 metros. Esta obra, reclamada há muito tempo pela população, decorre da cedência dos proprietários dos terrenos necessários, prevendo-se que a obra, com o valor base de 185.341 euros, esteja concluída 120 dias após a sua consignação.

A intervenção na Rua da Joana visa estabelecer a ligação entre a Rua dos Lírios, a norte, e a Rua São João de Deus, a sul. Atualmente a ligação está interrompida, para sul da Rua dos Pescadores.

O canal a estabelecer será constituído por faixa de rodagem, com seis metros de largura, ladeado por passeios com um metro e 60 centímetros, de ambos os lados. As pavimentações darão continuidade ao existente a norte, mais recente, com aplicação de calçada de cubo de granito na faixa de rodagem, contenção da mesma por lancis em granito e passeios em calçada de paralelo de betão.

Lateralmente, a rua será definida por muros em alvenaria de blocos de betão, elevando-se um metro e vinte centímetros acima da cota do passeio, simplesmente rebocados pela face exterior e coroamento. Nas zonas de aterro, a contenção será assegurada por muros em betão.

Esta intervenção insere-se num plano mais vasto que visa dotar o município de uma ampla, funcional e bem preservada rede de vias de comunicação, facilitando os acessos, promovendo a mobilidade suave e a segurança da circulação.

“À medida que adensamos e melhoramos a teia de percursos, trilhos e ecovias, investimos nas principais vias de comunicação, para que o progresso seja harmonioso e o nosso território distinto”, considera o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

Esta estratégia enquadra-se no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.