Presidente da Câmara Municipal acompanha obras do Souto Citadino

25 Mai

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende visitou hoje os trabalhos de requalificação em curso, para a construção do Souto Citadino. O projeto traduz-se na requalificação de um espaço contíguo à Estrada Nacional 13, em Esposende, no percurso entre as rotundas da Senhora da Saúde e da Solidal e deverá estar concluído em setembro próximo.

O objetivo da obra que arrancou esta semana passa por conferir uma nova imagem a esta zona da cidade de Esposende, passando a incorporar três valências: Parque Canino, Souto Citadino e Coleção de Árvores Notáveis. Porém, o presidente da Câmara Municipal de Esposende manifestou o propósito de ali ficar o monumento de homenagem ao piloto Paulo Gonçalves, falecido a 11 de janeiro de 2020, podendo ser complementado por um mural de arte urbana alusivo.

Durante a visita ao local, Benjamim Pereira inteirou-se do andamento dos trabalhos, nomeadamente as soluções arquitetónicas que estão previstas para dividir o espaço de fruição, das garagens existentes no local.

Outro aspeto destacado pelo autarca está relacionado com as espécies arbóreas que ali serão plantas, em que a principal opção direciona-se para plantas autóctones e que proporcionam locais aprazíveis de sombra. Toda a área será relvada e mantidos os choupos. Alinhando com a EN 13 será feita uma plantação de árvores, estando também prevista a plantação de arbustos em sebe ao longo das garagens existentes, melhorando, assim, o enquadramento visual do espaço.

Nesta fase inicial da intervenção, estão a ser derrubados muros, retirados painéis publicitários e procede-se a desaterro, por forma a conferir um nivelamento do terreno. Com esta intervenção pretende o Município de Esposende prosseguir a reabilitação urbana que tem vindo a desenvolver, na resposta às atuais necessidades do território, promovendo e dinamizando novas vivências no espaço urbano.

Com um valor global da obra de 311.940 euros, o Souto Citadino ocupará uma área aproximada de 3800 metros quadrados, delimitada a nascente pela EN 13, a norte pela Rua António Cruz, a poente pela Urbanização Sudeste e a sul pela Rua Bombeiro Abílio Nunes Novo.

No final da obra, o espaço apresentará circuitos pedonais, promovendo a ligação entre os vários espaços e entre a cidade e a superfície comercial existente a nascente. O parque canino consistirá num espaço vedado com 665 metros quadrados, onde os cães podem brincar e socializar sem trela. Será equipado com diversos obstáculos de agility, bebedouro para cães, bancos e papeleiras com dispensador de sacos para dejetos e terá dois pontos de acesso opostos, dotados de antecâmaras.

O Souto Citadino foi candidatado ao Aviso de Concurso n.º 11/REACT-EU/2021, no âmbito do objetivo específico “Apoio à Transição Climática” e na prioridade de investimento (PI) 13.1 “Promoção da recuperação da crise no contexto da pandemia de COVID-19, e respetivas consequências sociais, e preparação de uma recuperação ecológica, digital e resiliente da economia”, enquadrado no Eixo VII – REACT-EU FEDER do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).

Incidia na arborização crescente de espaços verdes e artificializados em meio urbano através do apoio a operações de resiliência dos territórios, a (re)arborização de espaços verdes e a criação de ilhas-sombra em meio urbanos o que permitirá a redução das vulnerabilidades do território, garantindo um modelo de maior sustentabilidade ambiental, restaurando, valorizando e protegendo os espaços de fruição pública mitigando o risco que a população está sujeita potenciado pelas alterações climáticas.

Assim, foi contratualizado com o Programa COMPETE 2020 o respetivo contrato de financiamento, sendo o projeto “Souto Citadino” contemplado com uma taxa de cofinanciamento FEDER de 100,00%, sobre o total investimento elegível no valor de 74.999,99 Euros.

A requalificação deste espaço enquadra-se também no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, numa ótica de valorização do território e de promoção da qualidade de vida da população.

so
sou1