Município de Esposende melhora condições de acesso a Cepães

21 Mai

Com a demolição de uma casa, foi melhorada a visibilidade no acesso à zona de Cepães, Marinhas e, já a pensar no futuro, estão criadas as condições para a construção da futura rotunda, na Estrada Nacional 13, junto à Cruz Vermelha de Marinhas. Nos próximos tempos deve ser lançado, pela Infraestruturas de Portugal o concurso para a requalificação da EN 13, entre a ponte D. Luís Filipe, em Gandra e a Malafaia, em Antas.
Prosseguindo o plano municipal de segurança rodoviária, o Município de Esposende deu hoje um passo importante, para a eliminação de uma zona de conflito e com registo de muitos acidentes, alguns dos quais com vítimas mortais, no cruzamento da EN 13 com o acesso à praia de Cepães.
O aumento populacional de residentes em Cepães, além da intensa procura que aquela praia regista, durante a época balnear, fizeram crescer exponencialmente a circulação naquele local, causando o impedimento à normal fluidez do trânsito.
Face à possibilidade de ser estabelecido um acordo com a Infraestruturas de Portugal, para a construção de uma rotunda, o Município de Esposende adquiriu três parcelas de terreno, entre os quais uma habitação que hoje foi demolida. Com esta ação, proporcionam-se, desde já, melhor visibilidade para os condutores e ficam criadas as condições para acolher a rotunda.
Depois das muitas diligências do Município de Esposende, junto da entidade nacional que gere as infraestruturas rodoviárias (primeiro a JAE, depois a Estradas de Portugal e, por último, a Infraestruturas de Portugal), reivindicando uma intervenção global que garanta as adequadas condições de segurança na EN 13, foi construída uma rotunda junto ao Mini Preço e passam a estar criadas as condições para intervir em toda a extensão daquela via.
“Paulatinamente, estamos a conseguir resolver este problema grave que afeta a via com mais tráfego do concelho de Esposende. Há muito tempo que diligenciamos, junto das entidades competentes, para que fosse tomada uma decisão, cumprindo o plano municipal de segurança rodoviária que visa acautelar as condições de segurança para automobilistas e peões”, lembra o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
Do plano municipal de segurança rodoviária de Esposende consta a colocação de passeios e passadeiras, o reforço da iluminação nas passadeiras, a colocação de semáforos em determinados locais, nomeadamente nos cruzamentos de Antas, da Igreja de Belinho, da Igreja de Mar e, em Esposende, no cruzamento da Avenida de Góios. Através de protocolo estão já a ser instalados semáforos na EN 103-1, em Palmeira de Faro.
Em Esposende, este plano de prevenção rodoviária iniciou-se com a sobrelevação e iluminação das passagens de peões junto às escolas, assim como a construção de algumas rotundas, em estradas que estão sob a alçada da autarquia.

Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.