Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município avança com concurso público para a construção do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar do IPCA

20 Mai

ipca_1

O Município de Esposende aprovou hoje, em reunião de Câmara e por unanimidade, o projeto de execução e abertura de procedimento concursal para a empreitada de construção do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar – IPCA.

Com o lançamento do concurso público para a construção do edifício que vai albergar o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave – IPCA, para a lecionação de dez cursos, no âmbito do protocolo estabelecido com o Município de Esposende, o processo entra, assim, numa fase decisiva.

A empreitada, com o preço base na ordem dos 3,4 milhões de euros, tem um prazo de execução de 12 meses, pelo que o ano letivo 2022/2023 iniciar-se-á já no novo edifício. Contudo, o arranque do ensino superior em Esposende será efetivado já no próximo ano letivo, em instalações provisórias. O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, clarificou que estão a ser efetuadas diligências, no sentido de se encontrar uma solução alternativa, para que, já no próximo mês de setembro, as aulas se possam iniciar.

A materialização do ensino superior em Esposende é a concretização de um anseio antigo, da maior relevância para a Câmara Municipal e para o território concelhio, salienta Benjamim Pereira, lembrando que o processo tem sido uma “batalha dura e complexa”. Neste contexto, afirmou “hoje é um dia histórico”.

Atendendo à importância deste projeto, o Município empenhou todo o seu esforço e disponibilizou os necessários recursos financeiros para a sua concretização. Além do valor da empreitada do edifício que vai ser construído nos terrenos contíguos à EN 103-1, próximo da Cooperativa Agrícola de Esposende, o Município assumiu também a aquisição dos necessários terrenos, no valor de 450 mil euros. Trata-se de um “esforço financeiro tremendo, que assumimos sem quaisquer garantias de financiamento”, vincou o autarca, clarificando, ainda, que será celebrado um contrato de comodato com o IPCA para cedência das instalações.