Esposende investe na requalificação de infraestruturas municipais
O Município de Esposende está a proceder à reabilitação de infraestruturas na zona ribeirinha da cidade, enquanto ultima as intervenções de substituição dos passadiços nas praias.
No âmbito da estratégia de requalificação e manutenção de equipamentos municipais, está a ser intervencionada a zona envolvente à lota de pesca de Esposende e, ainda esta semana, iniciar-se-á a requalificação global do Skate Parque.
Na zona sul da zona ribeirinha, a intervenção passa pela substituição do deck existente por betão poroso, material mais resistente, o que configura uma solução mais duradoura. O betão poroso é uma superfície permeável e antiderrapante, ideal, pois, para garantir o escoamento de águas pluviais e a ausência de água residual à superfície e nas subcamadas, evitando inundações, poças, e situações de risco de queda como sucede nas superfícies escorregadias.
O Município está, de resto, a avaliar a possibilidade de executar a requalificação estrutural do passadiço existente sobre o rio Cávado, infraestrutura que acusa o desgaste próprio deste tipo de equipamentos e de materiais.
Até ao final do mês de setembro deverá estar concluída a requalificação do Skate Parque, que se traduzirá na substituição dos equipamentos existentes por novas infraestruturas, de modo a garantir a segurança dos utilizadores daquele espaço.
Em termos globais estas duas intervenções rondam os 60 000 euros. A este investimento soma-se o valor de 147.579,36 euros da obra de substituição dos passadiços nas praias de Ofir – Fão, já concluída, e de Suave Mar – Esposende, onde decorre a intervenção do último troço, junto ao bar da praia. Esta obra, denominada “Instalação de Estruturas Inclusivas de Visitação e Fruição no Parque Natural Litoral Norte (PNLN) - Praia de Suave Mar e Praia de Ofir”, resulta de uma candidatura apresentada pela Esposende Ambiente, na qualidade de membro da Comissão de Cogestão do PNLN, referente a projetos que visem a melhoria das condições de visitação em áreas protegidas de âmbito nacional em cogestão. O Município prepara agora nova candidatura para a substituição dos passadiços na praia de Apúlia, junto aos moinhos.
Estas intervenções revestem-se de relevante importância, quer ao nível da preservação dos ecossistemas e ao nível da mobilidade acessível às frentes marítimas, bem como no plano turístico, atendendo a que Esposende constitui um destino balnear de excelência e, por conseguinte, as suas praias registam elevada procura.
Por esta via, Esposende dá um contributo superior para o cumprimento global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que concerne a proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.
O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que a manutenção e requalificação de infraestruturas municipais impõe-se pela desgaste e deterioração que vão sofrendo ao longo do tempo, seja pelo uso, ou até por fatores ambientais. “Em termos globais estamos perante um investimento significativo”, refere o autarca, lembrando que “o Município tem em curso um importante conjunto de investimentos, onde se insere a requalificação do Mercado Municipal e do Largo Rodrigues Sampaio, e onde se destacam projetos como as instalações do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave), obra que decorre a bom ritmo”.