START Esposende leva Município de Esposende a conquistar Prémio Autarquia do Ano 2023

23 Mai

O Município de Esposende foi distinguido na quarta edição dos Prémios Autarquia do Ano 2023, com um prémio que reconhece o mérito e a qualidade do projeto municipal START Esposende, Incubadora e Agência de Captação de Investimento.

O evento, promovido pela Lisbon Awards Group, entidade responsável por vários prémios e conferências nos mais diversos setores de atividade, pretende homenagear os municípios e freguesias que se destacam pelas práticas inovadoras e pela gestão rigorosa do interesse público, nas mais diversas áreas de atuação.

O Município voltou a submeter à apreciação do júri a START Esposende – Incubadora e Agência de Captação de Investimento. O projeto premiado em 2022, na categoria de Economia e subcategoria de Captação de Investimento, nesta quarta edição arrecadou, o Grande Prémio na Subcategoria Empreendedorismo e Startups.

Na edição anterior, o Município de Esposende foi distinguido nestes galardões com quatro prémios e duas menções honrosas, reconhecendo o mérito e a qualidade de projetos municipais que abrangeram a Educação, a área Social, a Economia e o Ambiente.

O vereador com a área funcional do Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo recebeu a distinção do Município, durante a gala de entrega de prémios que decorreu a 18 de maio, em Lisboa e destacou “o ciclo iniciado pela STAR Esposende, no apoio disponibilizado pelo Município ao tecido empresarial local, aos empreendedores e aos investidores”.

Para o Presidente, Benjamim Pereira, “trata-se de um projeto transformador, naquele que era o relacionamento entre a administração local e o setor empresarial, tornando-o mais próximo e mais expedito. Este é um projeto apostado na inovação e na modernização de procedimentos que torna o empreendedor/empresário/investidor a prioridade”.

Este projeto deu um forte contributo para o desenvolvimento do concelho de Esposende, enriquecendo-o e tornando-o ainda mais diferenciador. Enquanto projeto inovador que permite assegurar serviços com um inigualável nível de especialização e completamente direcionado para as necessidades dos empreendedores, dos empresários e dos investidores no concelho de Esposende numa lógica de one-stop shop.

A START Esposende receciona pedidos dos mais variados temas e com diferentes níveis de exigência, conseguindo dar resposta, devido à extensa rede de contactos e parcerias estabelecidas com as mais variadas entidades. Ao dispor dos empreendedores está também a rede de mentores que contribui para a sobrevivência e expansão dos projetos apoiados, garantindo o devido acompanhamento, reduzindo o risco e a curva de aprendizagem.

Neste momento, a START Esposende regista 69 projetos incubados, dos quais 44 estão já no mercado. Pelas instalações da START passaram já 76 trabalhadores remotos e nómadas digitais e, no Espaço Empresas foram contabilizados 1700 pedidos. A START intermediou, ainda, 264 contactos, entre empreendedores e empresários.

img_20230519_wa0002
selo_grande_premio