Município de Esposende apresenta projeto de educação alimentar

27 Abr

IMG20230420154130

O Município de Esposende, considerando a sua atuação no âmbito do programa de Sustentabilidade Alimentar – Geração S, associou-se à Associação de Desenvolvimento das Terras, Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), para a dinamização de um projeto na área da educação alimentar, intitulado "Cávado Com... Sabor".

Este projeto, integrado no Plano Nacional Para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES) e cofinanciado pelo PDR 2020, tem como objetivo principal a sensibilização para a alimentação saudável e sustentável, podendo abranger diverso público-alvo integrado na área da Educação.

A apresentação do projeto aos parceiros municipais integrados na rede de alimentação escolar, designadamente responsáveis dos Agrupamentos Escolares do Município de Esposende e IPSS, decorreu no passado no 20 de abril de 2023, no auditório da Casa da Juventude, em Esposende, e contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Alexandra Roeger, do Presidente da ATAHCA, José Mota Alves, o técnico da ATAHCA, Paulo Pereira e a nutricionista da associação, Marta Pinheiro.

Na abertura da sessão, a Vice Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, responsável pelas áreas funcionais da Educação e Saúde Pública, realçou a importância da educação alimentar e o seu contributo, fundamental, para a saúde pública, assim como a premência de criar valor e sustentabilidade na alimentação, designadamente por via da seleção de produtos locais e sazonais, como as hortícolas, fruta e pescado, e a implementação de políticas públicas que reconheçam e valorizem a dieta sustentável, com baixo impacto ambiental, com segurança alimentar e nutricional para a população.

Ao longo de 2023 e 2024 serão desenvolvidas atividades de sensibilização e workshops no âmbito da mitigação da iliteracia alimentar, trabalhando as temáticas da alimentação sustentável, da promoção dos princípios da dieta mediterrânica e do combate ao desperdício alimentar.

Os principais destinatários do projeto são a comunidade educativa (alunos, docentes, colaboradores das cozinhas/cantinas, encarregados de educação), podendo, ainda, ser abrangidos técnicos e colaboradores das instituições da economia social, facilitadores/ animadores, produtores agrícolas e empresas do setor agroalimentar e restauração.

Deste modo, o Município contribui para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente “Saúde de Qualidade” (ODS 3), “Educação de Qualidade” (ODS 4) e “Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade” (ODS 17).