Município de Esposende promove alimentação saudável e sustentável nas cantinas escolares

06 Abr

“Como tornar os meus pratos saudáveis e sustentáveis?” foi o tema de um workshop dirigido às cozinheiras e ajudantes de cozinha, responsáveis pela confeção das refeições escolares do Município de Esposende, realizado no dia 4 de abril de 2023, aproveitando o período de pausa letiva da Páscoa.

A iniciativa, promovida pelo Município, decorreu no Laboratório de Inovação Alimentar e Artes Culinárias, da extensão de Esposende do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), inserindo-se no plano anual de formação do pessoal ao serviço das cantinas escolares.

O acompanhamento das cantinas escolares incluiu-se nas competências do Município de Esposende e, com o empenho de todos quantos intervêm na sua preparação e confeção, procura-se disponibilizar às crianças e jovens refeições nutricionalmente equilibradas, saudáveis, apelativas e seguras.

Na abertura da sessão, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, responsável pelas áreas funcionais da Educação e da Saúde Pública, realçou o contributo fundamental das cozinheiras e ajudantes para a alimentação saudável e para a saúde das crianças. O serviço de alimentação prestado nos refeitórios escolares deve ter como principal objetivo a disponibilização, a todos os alunos, de uma alimentação nutricionalmente equilibrada e saudável.

O refeitório escolar é um espaço educativo privilegiado para a realização de aprendizagens e desenvolvimento de competências, nomeadamente no domínio da educação para a Saúde, da promoção de estilos de vida saudáveis e de equidade social. Obviamente que o cumprimento destes objetivos exige um trabalho conjunto e coordenado de todos os elementos da comunidade escolar, prestadores de serviço e o próprio Município. Estas iniciativas refletem-se de forma muito positiva na alimentação dos alunos, ao mesmo tempo que promovem um funcionamento das cantinas mais sustentável e com menor índice de desperdício.

O workshop contou com mais de 40 participantes, entre cozinheiras e ajudantes de cozinha, e foi administrado por duas nutricionistas, englobando uma sessão teórica, sobre conceitos básicos de nutrição e alimentação saudável, e um trabalho prático na cozinha, com elaboração e apresentação de quatro pratos (carne, peixe, vegetariano e sobremesa), terminado com um momento de degustação dos pratos confecionados, convívio e partilha de experiências e opiniões.

Para registo futuro, a Câmara Municipal de Esposende disponibilizou um Manual de apoio à sessão ministrada, assim como as fichas técnicas dos pratos apresentados e certificados de presença.

Deste modo, o Município contribui para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU “Saúde de Qualidade” (ODS 3), “Educação de Qualidade” (ODS 4) e “Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade” (ODS 17).

workshop_cantinas__1_
workshop_cantinas__2_