Esposende acolheu ação sobre produtos fitofarmacêuticos

13 Jan

embalagens-vazias1

A cooperativa Agrícola de Esposende acolheu uma ação de sensibilização dirigida aos agricultores, sobre a utilização adequada dos produtos fitofarmacêuticos e gestão de resíduos. A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte apresentou os temas, sobre aplicação terrestre de produtos fitofarmacêuticos nas explorações agrícolas e florestais, destinos adequados para os resíduos com origem na atividade agrícola, controlos no âmbito da Lei nº 26/2013 e da condicionalidade ambiental e breve caracterização da Zona Vulnerável de Esposende-Vila do Conde.

A necessidade da ação surgiu no âmbito de um diagnóstico efetuado em sede de Comissão de Cogestão do PNLN. Assim, além da preservação ambiental da zona de área protegida, o Município de Esposende pretende que todo o território mantenha um bom desempenho em termos de sustentabilidade ambiental.

Estas ações têm subjacente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a Educação de Qualidade (ODS 4), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Consumo e Produção Sustentáveis (ODS 12), Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade (ODS 15) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).