Presidente da Câmara Municipal homenageado pelos Bombeiros Voluntários de Esposende

08 Jan

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, foi hoje agraciado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esposende com a Medalha de Mérito e Benemerência – Grau Ouro, pelos serviços de excecional relevância prestados e pelo respeito para com os valores da associação.

Esta homenagem esteve inserida nas cerimónias do 132.º aniversário da corporação que compreendeu, também, durante a manhã, a entrega da Medalha de Mérito Municipal, ao antigo comandante dos Bombeiros Voluntários de Esposende, Juvenal Campos, distinção atribuída por ocasião do Dia da Cidade, no passado dia 19 de agosto, e não foi entregue por impossibilidade do homenageado.

Sobre a atribuição da Medalha de Mérito e Benemerência – Grau Ouro, Benjamim Pereira mostrou-se honrado e agradeceu a distinção que classificou como “um sinal de reconhecimento à boa gestão do dinheiro público, numa época em que essa ação é tão escrutinada e, quantas vezes, contestada. Apesar de me ter sido atribuída, esta medalha é de todos os esposendenses”, disse.

As comemorações do 132.º aniversário da corporação de Esposende compreenderam vários momentos, desde logo com a formatura e hastear de bandeiras, missa solenizada, romagem ao cemitério, apresentação de cumprimentos na Câmara Municipal, formatura geral e entrega de condecorações, bênção de uma nova viatura e de um novo espaço técnico no quartel e encerrou com a sessão solene, com a tomada de posse de Júlio Melo, como comandante do corpo de Bombeiros Voluntários de Esposende.

O novo comandante garantiu continuar a “dar importância à formação dos bombeiros” e realçou o “importante papel desempenhado pelos bombeiros numa sociedade em permanente mudança”.

Nessa linha de pensamento, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, destacou ainda o papel desempenhado pelos bombeiros, no quadro de atuação da Proteção Civil Municipal, lembrando a ação assumida durante a pandemia, assim como nos fogos e inundações que têm afetado o concelho. Por isso, garantiu a “continuidade dos apoios que a Câmara Municipal concede aos bombeiros, a vários níveis, fruto da boa relação institucional entre a Câmara e a corporação, sustentada no diálogo e cooperação”.

2__12_
3__10_