Município de Esposende capacitou empreendedores e empresário no sentido da inovação

20 Dez

O Município de Esposende, em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), promoveu o programa “Inovar no Tradicional, Empresas com Futuro” que, em cinco sessões realizadas em novembro e dezembro, mobilizaram os empresários e empreendedores para a dinamização dos seus negócios, promovendo uma ativação da sua presença digital, desmaterialização dos processos com clientes e fornecedores, implementação de práticas inovadoras e de adaptação constante ao mercado.

Este programa contou com a participação de mais de 300 empresários e empreendedores, aos quais foram disponiblizadas ferramentas úteis à introdução de novos produtos e serviços, à conquista de novos clientes, à criação de negócios mais atrativos, dinâmicos e mais perto do futuro. Para a comunidade em geral, este programa representou uma oportunidade de discutir temas que lhes permitiram melhorar a experiência de consumo. O objetivo primordial passou, assim, por motivar, inspirar e capacitar todos os participantes.

O programa iniciou-se com um workshop limitado a pouco mais de duas dezenas de jovens empreendedores, o Workshop “Da Ideia ao Negócio”, marcado por uma forte componente prática de introdução ao empreendedorismo e ao processo de transformação de ideias em negócios e no qual se inscreveram 114 pessoas.

Seguiu-se a palestra “Dar ao Pedal”, dinamizada por Jorge Sequeira, reconhecido como um dos mais influentes oradores nacionais, que centrou a sua intervenção nos vetores “visão positiva”, “melhoria do trabalho em equipa”, “determinação” e que motivou os cerca de 150 participantes a atuar com mais energia e proatividade.

As instalações da START Esposende voltaram a abrir portas para o workshop “Produto vs. Benefícios: como contar uma história que vende mais” e foram mais de 100 pessoas que se inscreveram nesta sessão com apenas 20 lugares disponíveis para quem pretendia motivar e capacitar as empresas e empreendedores para se darem a conhecer e valorizar no mercado.

Já no mês de dezembro, os participantes continuaram “No caminho do alto desempenho”, numa palestra orientada por Paulo Ferreira, com o objetivo de dar o impulso necessário para enfrentar tempos em que o pensamento crítico e capacidade para gerir situações complexas são pilares fundamentais para o sucesso.

No dia 13 de dezembro, foi encerrado o ciclo de sessões com o tema “A digitalização e o seu impacto nos negócios”, numa sessão orientada por Rui Pedro Silva e José Marques da Silva.

Sabendo-se que a digitalização das empresas é vital e imperativa para garantir a competitividade das empresas, numa economia baseada no conhecimento, esta sessão pretendeu evidenciar que a transformação digital é uma oportunidade ímpar para que as empresas, em particular as PMEs, otimizem os seus processos, ganhem eficiência e afirmem-se competitivas nos mercados onde operam.

Nesta sessão foi também lançado o livro, da autoria de Rui Pedro Silva, “Pensa digital mas não compliques” e foi dado destaque ao percurso deste jovem talento natural do concelho de Esposende e reconhecido internacionalmente. Atualmente, desempenha funções de vice-presidente global, sendo responsável por algumas das plataformas dos canais digitais e de vendas do grupo adidas e vencedor, em 2020, do prémio “european digital leader of the year”, atribuído pela Cionet. Também recebeu o voto de louvor pela Câmara Municipal de Esposende.

Com o programa “Inovar no Tradicional, Empresas com Futuro” está dado o mote para o ritmo de eventos de cariz empresarial que o Município de Esposende continuará a implementar em 2023. Este programa decorreu no âmbito do Plano de Ação para a Reabilitação Urbana (PARU), cofinanciado pelo NORTE 2020.

_dsc7768