20 Dez

No passado dia 10 de dezembro decorreu, no Forte S. João Batista, em Esposende, o evento de encerramento do projeto “Rotas do Oceano - explorar, evidenciar e relacionar as diferentes dimensões da cultura marítima de Esposende”. O “Rotas do Oceano”, uma parceria entre a Rio Neiva – Associação de Defesa de Ambiente e o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio (Escola Azul) que tem como objetivo promover uma visão global e interdisciplinar sobre a cultura marítima de Esposende junto da comunidade escolar, do 1º ao 3º ciclo de ensino, capacitando as novas gerações como agentes de mudança para um futuro mais sustentável.

O evento consistiu na apresentação pública do projeto, nomeadamente dos seus resultados, como o livro e exposição, pela equipa da Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente, contando com a moderação de Amélia Polónia, Vogal do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e com as intervenções de José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar, Alexandra Roeger, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende e Paula Cepa, Diretora do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio.

Seguiu-se um momento de reflexão em torno de temas centrais ao projeto, a Educação, o Oceano e Futuro, bem como do seu potencial efeito multiplicador a outros territórios, constituindo um exemplo de boas práticas na promoção da Literacia do Oceano.

O evento terminou com a visita à exposição (também patente nas Piscinas Foz do Cávado até o próximo domingo, dia 18) que retrata a diversidade de atividades e trabalhos realizados por todos os estudantes e professores deste Agrupamento, dentro e fora da sala de aula, envolvendo as suas famílias e contribuindo efetivamente para uma maior compreensão e valorização da cultura marítima existente.

O projeto Rotas do Oceanos é financiado através do Programa Crescimento Azul dos EEA GRANTS e contou com o apoio da Associação de Pescadores Profissionais de Esposende, DOCAPESCA, Escola Profissional de Esposende, Associação Forum Esposendense, Município de Esposende e do Parque Natural Litoral Norte.

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.”

rotas4
rotas8