Presidente da Câmara Municipal inaugura investimentos de 800 mil euros em Marinhas

11 Jun

Depois da recente inauguração da requalificação do Campo de S. Miguel e zona envolvente, a freguesia de Marinhas assistiu hoje, dia 11 de junho, à inauguração de mais um investimento concretizado pela Câmara Municipal de Esposende: as obras de requalificação da Escola Básica de Pinhote e zona envolvente, e a instalação da primeira fase do saneamento básico e requalificação urbana no Lugar do Outeiro, que totalizam um investimento próximo dos 800 mil euros.

“Um esforço verdadeiramente significativo dado que o investimento foi totalmente suportado pelo Município”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, considerando, contudo, que foi plenamente justificado, atendendo às melhorias efetuadas e benefício resultante para a população. Benjamim Pereira recordou as vicissitudes do processo das obras, que acabaram por se prolongar no tempo, para apresentar um pedido de desculpas à população pelos constrangimentos causados, tal como o fez o Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva.

Porque os recursos financeiros são limitados, o Município tem que definir prioridades e fazer opções, lembrou Benjamim Pereira, notando que a Câmara Municipal tem vindo a concretizar investimentos em todo o concelho. Enumerou, a propósito, os mais recentes projetos concretizados em Marinhas, a par do apoio constante às instituições.

O autarca expressou o receio de que a transferência de competências do Estado para as autarquias não corresponda à atribuição da correspondente comparticipação financeira. Teme que, por força disso, os Municípios se vejam obrigados a dispor do seu orçamento para suportar responsabilidade da Administração Central, inviabilizando a concretização de outras obras e projetos. Para Benjamim Pereira a sustentabilidade financeira do Município continua a ser ponto de honra, assim como é prioritária a concretização de projetos determinantes para a futuro do concelho. Neste contexto, lembrou os projetos de investigação a concretizar na Estação Radionaval de Apúlia e no Forte de S. João Baptista, no âmbito do protocolo com a Universidade do Minho, e referiu as obras em curso, nomeadamente da requalificação do Mercado Municipal e do Largo Rodrigues Sampaio.

Benjamim Pereira reiterou o empenho do Município na execução do projeto de desenvolvimento do concelho e do aumento da qualidade de vida da população, agradecendo a confiança no trabalho que vem sendo desenvolvido pela sua equipa.

Concluiu a sua intervenção com um conjunto de agradecimentos, entre os quais aos proprietários que cederam terreno para possibilitar o alargamento das vias e a criação de estacionamento, e dirigiu palavras de apreço ao Presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, quer pelo empenho e dedicação no exercício das suas funções, quer pela postura de cooperação que sempre tem mantido com a Câmara Municipal.

Aliviado e feliz, foi deste modo que Aurélio Neiva se assumiu perante a população presente na cerimónia de inauguração. Começou por pedir desculpas a todos quantos sofreram com as obras, mas deixou claro que o resultado superou o penoso processo. “Os sacrifícios valeram a pena”, afirmou.

Aurélio Neiva fez notar a mais-valia destas intervenções e aproveitou a oportunidade para lembrar um conjunto de obras concretizadas em toda a freguesia de Marinhas. Dirigindo-se ao Presidente da Câmara Municipal, a quem agradeceu os investimentos executados, referiu que há ainda outros projetos que gostava de ver concretizados. A terminar, formulou diversos agradecimentos, particularmente aos proprietários pela cedência de parcelas de terreno.

A bênção da obra esteve a cargo do Pároco de Marinhas, Padre Avelino Peres Filipe. A cerimónia de inauguração contou com a atuação do Grupo Folclórico Danças e Cantares de Marinhas.

_dsc8287
_dsc8314