Esposende acolhe apresentação dos projeto-piloto Creatour

11 Mai

Esposende acolhe, no Dia Mundial da Diversidade Cultural (21 de maio, às 11 horas), a apresentação de uma publicação desenvolvida pelas universidades do Minho e de Coimbra, entre outros parceiros, que reúne os 40 projetos-piloto do Creatour, projeto de âmbito Nacional que visa contribuir para o desenvolvimento de um setor de turismo criativo sustentável. Durante a cerimónia que decorrerá no Centro Cultural de Forjães, será apresentado o “Caderno de Especificações do Junco de Forjães” que foi a base para iniciar o processo de certificação deste artesanato.
O Creatour (Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e em Áreas Rurais) é um projeto de investigação multidisciplinar baseado numa abordagem teórico-prática de processos colaborativos no Norte, Centro, Alentejo e Algarve. Funcionou como alavanca de desenvolvimento, com vista à catalisação de uma rede de promotores de turismo criativo, que, a nível local, mas simultaneamente conectados a nível nacional, trabalharam na conceção, projeção, e testagem e implementação da sua oferta em cidades de pequena dimensão e áreas rurais de Portugal continental.
No caso concreto de Esposende, a proposta de revitalização do artesanato do Junco de Forjães surge num contexto de valorização dos recursos endógenos da oferta turística do seu território.
O livro Creatour apresenta um capítulo por cada um dos 40 projetos-piloto, explicando as ideias e a viagem de cada um. Cada capítulo versa o avanço da caminhada e a organização (ou parceria) e projetos a ela inerentes, as dificuldades encontradas, os êxitos, o balanço da viagem até ao momento e as aspirações e planos para o futuro. O processo de elaboração dos capítulos, escritos conjuntamente por investigadores e profissionais dos diferentes setores, traduziu-se em valiosas experiências de coaprendizagem e troca de conhecimentos, dando origem a narrativas em que se pretende terem ficado consubstanciados o sabor único e a especificidade de cada uma das organizações e iniciativas.
Na cerimónia agendada para Forjães participam o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, o presidente da Junta de Freguesia de Forjães, Vítor Quintão, a gestora de investigação nacional do projeto Creatour, Silvia Silva a coordenadora da Região Norte do projeto Creatour, Paula Remoaldo, além de José Costa que apresentará o Projeto EScriativo e Álvaro Campelo que explicará o caderno de especificações do junco de Forjães.
Esta iniciativa enquadra-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2018-2022.