Semana Santa de Esposende assinala regresso das celebrações e da programação cultural

29 Mar

As celebrações da Semana Santa de Esposende contam com um vasto programa que assume visibilidade já a partir de 2 de abril, com a decoração das montras do comércio tradicional, e prolonga-se até 18 de abril, com a procissão de recolha das imagens. As Solenidades da Semana Santa são uma organização conjunta da Confraria do Santíssimo Sacramento, da Santa Casa da Misericórdia de Esposende, do Município de Esposende e da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende.
Após dois anos de interregno por causa da pandemia de COVID-19, as celebrações regressam às ruas com atividades religiosas e culturais.
Entre 2 e 17 de abril, as montras do comércio local estarão decoradas com a temática da Semana Santa, com destaque particular para as pastelarias, que apresentarão as especialidades locais de doçaria associada à quadra festiva.
As celebrações religiosas iniciam-se a 8 de abril, com a Via-Sacra Arciprestal, pelas 21 horas, desde a Igreja Matriz (Esposende) até à Capela de S. Lourenço (Vila Chã), com a participação da Pastoral Juvenil Arciprestal. Às 21h30, a Igreja Matriz de Esposende acolhe o concerto “Mysterium Paschale”, pela Orquestra da Costa Atlântica, com direção musical de Luis Miguel Clemente. O concerto apresenta, como elemento central do programa, uma das mais famosas e emblemáticas obras sacras do período barroco, o famoso “Stabat Mater” (1732) do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi.
No dia 9 de abril realiza-se, na Igreja Matriz de Apúlia, o concerto “Pater Noster”, com destaque para a estreia da obra, com o mesmo nome, do compositor Pedro Santos, fruto de uma encomenda do Município de Esposende, para interpretação do Coro de Pequenos Cantores de Esposende e do Coro Ars Vocalis, com textos que integram a coleção de poesia mística “Cântico de Amor”, de Frei Bernardo de Vasconcelos. A direção musical estará a cargo de Helena Venda Lima.
No dia 10 de abril, a Igreja da Misericórdia acolhe, às 9h30, a Bênção de Ramos, seguida de Procissão da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, com a participação de crianças, adolescentes e jovens da catequese, terminando com a Missa Solene do Domingo de Ramos, na Igreja Matriz de Esposende.
No dia 12 de abril realiza-se, às 15h30, a Missa dos Enfermos, no Lar e Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Esposende e, às 18 horas, a Igreja da Misericórdia de Esposende acolhe o painel “A Paixão de Cristo na expressão das artes”. São convidados o compositor Eugénio Amorim, a historiadora de arte Ana Cristina Sousa, contando com a moderação e comentário do Vigário Episcopal para a Liturgia da Arquidiocese de Braga, Cónego Hermenegildo Faria.
Dia 13 de abril, às 21 horas, uma procissão de velas acompanha o andor de Nossa Senhora da Soledade, desde a Capela da Senhora da Saúde para a Igreja Matriz. Às 21h30 está agendado um concerto espiritual pela paz, pelo Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende, com direção musical de António Ribeiro.
Dia 14 de abril, pelas 15 horas, será apresentado o tradicional tapete de flores, na Igreja da Misericórdia e, às 17 horas, a Igreja Matriz acolhe a missa da instituição da eucaristia e cerimónia do «Lava-Pés». Às 21h45 realiza-se a procissão do Encontro, com o Sermão do Pretório (na Igreja da Misericórdia), seguindo o andor do Senhor dos Passos ao encontro com Nossa Senhora, junto à Igreja Matriz, onde terá lugar o respetivo Sermão do Encontro. A procissão prosseguirá pelas habituais ruas da cidade, acompanhada pela Banda de Música de Belinho, recolhendo à Igreja Matriz, onde termina com o Sermão do Calvário.
Dia 15 de abril, às 9h30, a Igreja Matriz acolhe a Oração de Laudes e, entre as 10h00 e 11h30, celebra-se o Sacramento da Penitência. Às 15h30 realiza-se a celebração Solene da Paixão do Senhor e, às 21h30, realiza-se a procissão do Enterro do Senhor.
O dia 16 de abril inicia com a oração de Laudes, na Igreja Matriz, às 9h30, e prossegue com a celebração do Sacramento da Penitência, entre as 10 e as 11h30. Às 22 horas realiza-se a celebração da Vigília Pascal e, às 23h50, o Largo Rodrigues Sampaio acolhe a satírica Queima do Judas.
No dia 17 de abril (domingo de Páscoa), a Igreja Matriz acolhe, às 10 horas, a Missa Pascal, seguindo-se, às 11 horas, a visita Pascal às instituições e, às 14 horas, à população.
A recolha do Compasso ocorre às 20 horas, com uma procissão das Cruzes, desde os Bombeiros Voluntários de Esposende, até à Igreja Matriz onde, à chegada, será celebrada a Eucaristia
No dia 18 de abril realiza-se uma missa solene, às 10 horas, na Igreja Matriz de Esposende e, às 10h45, assinala-se a Via Lucis, com Procissão da recolha das Imagens.
Todas as celebrações litúrgicas são solenizadas pelo Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende.
O programa completo das solenidades da Semana Santa poderá ser consultado AQUI.