139 idosos de Esposende beneficiam do trabalho do projeto Espaços Âncora

received_247119916632582
Findo o seu primeiro ano de existência, o projeto Espaços Âncora já sinalizou 139 pessoas idosas de todo o concelho, tendo promovido o seu acompanhamento social e psicológico através da realização de 2054 visitas domiciliárias e de 662 contactos telefónicos.
Todas as pessoas sinalizadas, quer por via das Juntas de Freguesia, por familiares, amigos ou mesmo através das IPSS, receberam a visita da equipa técnica multidisciplinar dos Espaços Âncora e da avaliação multidisciplinar resultou a elaboração de um plano individual de intervenção, em que aproximadamente 50 pessoas receberam, semanalmente, acompanhamento específico e especializado na área do envelhecimento.
O Município de Esposende, assumindo como prioridade a saúde e o bem-estar de toda a comunidade, tem encetado esforços para encontrar as mais diversas respostas aos altos desafios que a COVID-19 tem colocado, nomeadamente as questões sociais decorrentes do isolamento social que, exponenciadas nesta fase pandémica, trouxeram à evidência acrescidas fragilidades psicossociais, exigindo, assim, novas respostas.
Criado em abril de 2020, o projeto Espaços Âncora assume-se como um projeto piloto, através de uma resposta diferenciadora e de proximidade dirigida especificamente à população idosa do concelho de Esposende, designadamente às pessoas idosas com pouca ou inexistente retaguarda familiar e em situação de vulnerabilidade social e/ou económica.
Em causa está uma intervenção específica e especializada, assente numa abordagem holística e personalizada, numa ação de terreno desenvolvida por uma equipa técnica multidisciplinar que envolveu as áreas da enfermagem, da
psicologia, da educação social e da assistência social. Por outro lado, realce-se que por via do projeto não só contribuiu para a redução do isolamento social como, simultaneamente, tem sido possível promover a saúde mental, a salvaguarda dos direitos sociais e de saúde, a par da promoção de uma significativa melhoria na qualidade de vida destas pessoas.
Os Espaços Âncora vieram gerar dinamismo e suporte à consolidação das respostas sociais já existentes, tendo como pressuposto a inovação na capacidade de diagnóstico e através da reconfiguração da rede existente.
Este projeto insere-se no contexto do contributo que Esposende pretende dar ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).