Esposende Ambiente apresentou contas de 2020 à Câmara Municipal

30 Jun

Cumprindo a obrigatoriedade legal de dever de informação ao detentor do capital, a Esposende Ambiente apresentou à Câmara Municipal de Esposende, para conhecimento, o Relatório e Contas relativo ao ano 2020, que reflete a política de sustentabilidade, os objetivos estratégicos, assim como o exercício económico-financeiro da empresa municipal.

A Esposende Ambiente encerrou as contas de 2020 com a sua situação económico-financeira consolidada. Resultados Líquidos positivos na ordem dos Dez mil euros, num ano em que o volume de negócios ultrapassou os 5 milhões trezentos e cinquenta mil euros, o que traduz um aumento de cerca de 2% face ao ano anterior, ficando ainda, o equilíbrio financeiro assegurado.

A atividade comercial da EAmb - Esposende Ambiente, EM, no ano de 2020, ascendeu a 6 322 739,89 € sendo que cerca de 60% da atividade está indexada ao abastecimento de água, enquanto a drenagem de águas residuais no seu conjunto, atingem 24% da atividade total da empresa municipal.

De salientar que, ao nível das outras prestações de serviços relacionadas com os contratos programa, a sua percentagem na atividade ascendeu a 16% do valor total, onde se encontram incluídas as atividades desenvolvidas pela Esposende Ambiente no âmbito das competências delegadas pelo Município, nomeadamente, a Limpeza Pública, a Gestão dos Espaços Verdes, a gestão das infraestruturas das Águas Pluviais e ainda toda a matéria relacionada com a Educação Ambiental no concelho de Esposende

O ano de 2020 fica assim marcado na Esposende Ambiente, EM pelo impacto da pandemia causada pela Covid-19, pese embora a sua principal atividade resulte da venda e prestação de serviços essenciais como a água, também viu refletir os impactos diretos desta pandemia nos seus resultados.

O reflexo da forte sazonalidade do concelho, a não ocupação de 2ª habitação na maior parte do ano, da não existência do fluxo de emigração, em contexto de pandemia que atravessamos influenciaram diretamente os resultados de exploração.

Ao nível organizacional e de funcionamento da Esposende Ambiente, EM os constrangimentos das empresas e da sociedade em geral, também se fizeram sentir.

As equipas foram separadas, outras desfasadas, e sempre que possível, os demais trabalhadores da Esposende Ambiente prestaram os seus serviços de forma remota.

Considerando os condicionalismos impostos pela pandemia, que dificultou a resposta às necessidades do trabalho presencial, contudo, não o inibiu. Apesar das contrariedades e condicionalismos, os trabalhadores essenciais ao desenvolvimento da atividade de prestação de serviço público, nunca pararam.

De acordo com o decretado em cada Estado de Emergência e/ou Estado de Calamidade, esta entidade municipal foi-se adaptando às circunstâncias em conformidade com o serviço essencial que presta, garantindo a qualidade da água que abastece de forma ininterrupta ao longo de 365 dias no ano, bem como foi assegurada a drenagem das águas residuais produzidas no concelho, a limpeza e desinfeção dos espaços públicos.

O investimento total realizado ascende a cerca de 510 mil euros, no âmbito do Plano Plurianual de Investimentos traçado, e marca a conclusão de empreitadas de infraestruturação de água, saneamento e águas pluviais.

Ao nível do fornecimento de bens e dos serviços prestados, assim como da eficiência administrativa interna, destaque para a manutenção das quatro certificações do Sistema de Gestão Empresarial, Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no trabalho e Responsabilidade Social, que em matéria de SST inclui a migração para a norma NP EN ISO 45001:2019.

Relativamente ao Plano de Segurança da Água, em 2020, a qualidade da água para consumo humano manteve o patamar de excelência, que se traduziu num nível de cumprimento dos parâmetros legais de 100%, pelo que, continuará a ser incentivado o consumo de água da torneira no concelho.

No âmbito da Limpeza Pública, Espaços Verdes e da Recolha de Resíduos Indiferenciados no concelho de Esposende, foi registada uma deposição em aterro sanitário de mais de 18 mil toneladas, cifrando-se num aumento de cerca de 3% face à quantidade de resíduos recolhidos no ano anterior.

A recolha seletiva de resíduos nos ecopontos do concelho de Esposende apresentou no ano de 2020 um significativo aumento de cerca de 12,4 % face ao ano anterior. Apesar das circunstâncias atípicas em que decorreu o ano, em virtude da pandemia de Covid-19, no concelho de Esposende verificou-se um crescimento da quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem.

Estes resultados demonstram o equilíbrio alcançado entre as vertentes económico-financeira, social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento do concelho, para a melhoria da qualidade de vida de toda a população e para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) projeto que a Esposende Ambiente se propôs implementar conjuntamente com o Município de Esposende.