Município hasteou Bandeira Azul e inaugura Trilho do Ambiente

BA4

Foi hoje hasteada a Bandeira Azul na praia de Suave Mar, cerimónia simbólica que assinala a atribuição do galardão que reconhece a excelência de quatro praias do concelho de Esposende. Apúlia, Ofir, Suave Mar e Cepães voltam a ostentar a distinção da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) para a época balnear 2021. Esta cerimónia, que foi também acompanhada pela Autoridade Marítima, foi complementada com a inauguração do Trilho do Ambiente, no passadiço da Praia de Suave Mar, numa iniciativa conjunta do Município de Esposende, da Esposende Ambiente e da Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas (APACI).
“O Município de Esposende tem uma grande preocupação social e está sempre disponível para colaborar com projetos como este que a APACI desenvolveu. Essa adesão é imediata, quando conjuga iniciativas da área social e de defesa do ambiente”, argumentou Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende, sublinhando que “o bem-estar das pessoas está sempre em primeiro lugar, pelo que o compromisso a este nível é muito grande”.
Maria Eduarda Rego, presidente da APACI, sublinhou a “importância de fazer parte da defesa do Planeta Azul” e lembrou a “fidelidade” que os meninos da APACI empregam a esta causa.
Ao longo do percurso estão colocadas mensagens de sensibilização para a preservação ambiental, incentivando a prática de ações positivas.
Os clientes da APACI estiveram envolvidos em todo o processo de elaboração das placas, desde a escolha das mensagens e imagens, ao tratamento das madeiras e inscrição das frases e fizeram questão de ver o efeito da sua colocação no passadiço da Praia de Suave Mar.
Esposende continua a distinguir-se pelas boas práticas ambientais e pela excelência das suas praias. A atribuição do galardão Bandeira Azul às quatro praias de Esposende representa a confirmação do cumprimento dos critérios de qualidade da água, de segurança e serviços, de gestão ambiental e equipamentos e de informação e educação ambiental.
Esposende mantém-se como excelente destino balnear, corroborado pela Quercus que classificou com “Qualidade Ouro” seis praias do concelho, designadamente Rio de Moinhos, Cepães, Suave Mar, Ofir, Apúlia e Ramalha. A componente das acessibilidades não foi também descurada e Apúlia e Cepães ostentam também o galardão de Praia Acessível.
Todas estas ações enquadram-se no compromisso de contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente os referentes a Educação de Qualidade (ODS 4), Água Potável e Saneamento (ODS 6), Ação Climática (ODS 13), Proteger a Vida Marinha (ODS 14), Proteger a Vida Terrestre (ODS 15) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).