Benjamim Pereira visitou intervenções na União das Freguesias de Belinho e Mar

_DSC8595 (003)

A União das Freguesias de Belinho e Mar recebeu, hoje, a visita do Presidente da Câmara Municipal de Esposende. No âmbito do périplo pelas freguesias para aferir a execução do Plano de Investimento em curso no concelho, Benjamim Pereira deslocou-se, esta tarde, a Belinho e Mar, tendo sido acompanhado pelo executivo desta União de Freguesias, nomeadamente o Presidente Manuel Abreu, o secretário Filipe Abreu e o tesoureiro António Santos.

A jornada iniciou-se com a visita à obra de execução das infraestruturas do loteamento da Habitação Social de Mar, nos terrenos contíguos ao Centro Cívico. Benjamim Pereira teve oportunidade de se inteirar do andamento dos trabalhos desta intervenção, que englobam a construção de novas vias de circulação, instalação das redes de água, pluviais e telecomunicações, construção de passeios e estacionamento, num investimento global de 84 206,40 euros. Esta obra, que se enquadra no conjunto de ações preconizadas no âmbito da Estratégia Local de Habitação do Município de Esposende, recentemente aprovada, proporcionará as condições para avançar com a requalificação de toda a zona envolvente ao Centro Cívico e à sede dos escuteiros, fomentando a fixação de jovens casais e conferindo uma nova dinâmica à freguesia.

Ainda em Mar, os autarcas visitaram as intervenções de requalificação/pavimentação executadas no âmbito do protocolo celebrado entre o Município e a União de Freguesias de Belinho e Mar, que se traduziu na transferência de 60 mil euros, designadamente a Travessa da Senhora do Pilar e a Travessa da Ponte de Baixo, bem como a execução de uma zona de estacionamento nas imediações da sede da Freguesia de Mar. Neste mesmo local, encontra-se na fase final a instalação de um terminal multibanco, equipamento que vinha sendo reclamado pela população e que vai, em breve, tornar-se uma realidade, graças ao empenho e investimento da Câmara Municipal e colaboração da União de Freguesias.

A comitiva deslocou-se posteriormente a Belinho, para visitar as intervenções de pavimentação efetuadas, ao abrigo do referido protocolo de colaboração, na Travessa da Urbanização, na Travessa da Novinha e na Travessa dos Loureiros, que se traduziram na melhoria do acesso às moradias existentes nestas vias e, naturalmente, das condições de circulação, tanto automóvel como pedonal.

Alvo de visita foi também a obra de requalificação da Rua Barão de Maracanã, que se encontra em execução e que se traduz no alargamento, pavimentação e execução da rede de águas pluviais. Trata-se de uma intervenção da maior relevância, na medida em que se trata de uma via de acesso a um conjunto de moradias.

Benjamim Pereira deslocou-se, ainda, à área envolvente da denominada praia da carruagem, em Belinho, sendo que a Junta da União de Freguesias pretende conferir outro asseio e dignidade a este espaço inserido em pleno Parque Natural do Litoral Norte.

A jornada culminou no adro da Igreja Paroquial de Belinho, onde a Fábrica da Igreja de S. Pedro Fins pretende proceder a alguns melhoramentos, nomeadamente no que se refere ao acesso aos sanitários do complexo paroquial.

Benjamim Pereira agradeceu a disponibilidade e receção do executivo da União de Freguesias e manifestou total empenho para continuar a trabalhar no desenvolvimento do concelho, dando resposta aos anseios das populações, através da concretização das intervenções e projetos definidos em articulação com os autarcas destas freguesias.