START Esposende certificada pelo IAPMEI para receber empreendedores estrangeiros

start esposende

A START Esposende, incubadora do Município de Esposende, foi certificada pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação) ao abrigo do programa StartUP VISA.

Através deste programa de acolhimento serão recebidos e incubados empreendedores estrangeiros que pretendem desenvolver projetos de empreendedorismo e/ou inovação em Esposende.

Numa primeira fase do processo decorreu a certificação de incubadoras, com o intuito de assegurar que estas entidades reúnem condições para acolher cidadãos de estados terceiros, sendo o IAPMEI responsável pela análise, seleção e certificação das candidaturas de empreendedores, bem como pelo acompanhamento da execução do programa.

O IAPMEI destaca que “o papel das incubadoras é de extrema importância no acolhimento, enquadramento e apoio aos imigrantes empreendedores e seus projetos empresariais, desde a fase de criação à instalação, do arranque ao desenvolvimento”.

Localizada em pleno centro da cidade num edifício com valências modernas, a START Esposende dispõe de todas as condições para os empreendedores desenvolverem os seus projetos, permitindo conjugar a vertente lúdica e a permanente conexão com a atividade profissional. É disponibilizado o acesso a salas de cowork, gabinetes individuais, sala de reuniões equipada com sistema de videoconferência, sala polivalente, serviços administrativos de apoio, entre outros equipamentos de apoio à atividade empresarial. A START Esposende faculta, ainda, aos coworkers, o acesso a informação especializada e apoio prestado pela equipa de gestão, passando a fazer parte de uma rede de empreendedores e empresários que neste espaço alavancam as suas ideias de negócios e as suas empresas com o acompanhamento da rede de mentores e parceiros.

Implementada pelo Município e em atividade há oito meses, a START Esposende apresenta-se como uma Incubadora de Empresas, potenciando o empreendedorismo. Enquanto Agência de Captação de Investimento apoia empresários que tencionem estabelecer-se no concelho, oferecendo um completo conjunto de serviços adequado às diferentes fases do processo de investimento. A par disto, são também disponibilizados espaços para quem pretenda trabalhar remotamente, sendo que, nos últimos meses, tem registado uma procura significativa por parte de vários trabalhadores remotos nacionais e mesmo estrangeiros.

De resto, a localização geográfica de Esposende, próxima de grandes centros urbanos, permite desfrutar do seu dinamismo, mas sem perder a identidade enquanto município de média dimensão com elevada qualidade de vida.

O Presidente da Camara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, refere que “esta certificação é reflexo da aposta estratégica do Município e constitui mais um passo no sucesso deste equipamento ao serviço dos investidores, empresários e empreendedores”.