Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende e Rádio Comercial lançam campanha nacional de prevenção de risco para a Covid-19

19 Nov

pr 2
“Todos os Dias Contam” é uma iniciativa que sensibiliza alunos de todo o país para os perigos de comportamentos de risco em relação à Covid-19. O vídeo do projeto é hoje lançado, e conta com o apoio de Pedro Ribeiro e da Rádio Comercial.
Através de um filme de animação, o Município de Esposende lança um movimento à escala nacional, que pretende sensibilizar para os perigos dos comportamentos de risco de adolescentes e jovens. Pedro Ribeiro, diretor da Rádio Comercial, empresta a sua voz a este projeto. Debater o vídeo em contexto de sala de aula é outro objetivo desta iniciativa.
Uma das estratégias mais comuns para aumentar o impacto de projetos de Promoção da Saúde junto de uma população-alvo, é envolvendo-a na conceção das mensagens a serem disseminadas. Por isso mesmo, o Município de Esposende e a Rádio Comercial, em conjunto com a comunidade escolar do concelho de Esposende, conceberam um projeto para desafiar estudantes do 2º, 3º Ciclos e Secundário a participarem ativamente numa campanha de sensibilização de âmbito nacional.
O projeto “Todos os Dias Contam” nasce a partir do filme de animação com o mesmo nome, hoje divulgado, e pretende alertar a população adolescente e jovem adulta para os perigos associados aos comportamentos de risco em relação à Covid-19. Ao mesmo tempo, pretende envolver a comunidade no processo co-criativo de desenvolvimento de uma campanha de sensibilização, através da qual os próprios estudantes são encorajados a encontrar soluções criativas para situações reais de não cumprimento pelos seus pares.
O filme de animação retrata a história de Gustavo, um jovem adolescente com um ritual peculiar ao acordar. Sempre que desliga o despertador, lê a mensagem da mãe, escrita num papel gasto que se encontra em cima da mesinha de cabeceira. “Olha o mundo como uma grande oportunidade. Todos os dias contam! Um beijo, Mãe”, pode ler-se. A narrativa é introduzida por Pedro Ribeiro, que a dada altura é teletransportado para o próprio filme animado. A emissão de rádio continua, conduzindo ouvintes e espectadores ao longo da rotina diária do Gustavo.
É desta forma que o Município de Esposende e a Rádio Comercial pretendem sensibilizar os jovens de todo o país, quebrando fronteiras físicas e as atuais restrições, e estendendo o movimento ao digital e às redes sociais, através da hashtag #TodosOsDiasContam. Os jovens são, assim, encorajados a seguir o exemplo do Gustavo, a difundir mensagens de alerta sobre este tópico, e que possam sensibilizar os seus pares em todo o país.
Esta iniciativa insere-se no plano estratégico de prevenção da Covid-19 do Município de Esposende.