Município de Esposende combate violência contra as mulheres com “Novembro Branco”

06 Nov

No âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala a 25 de novembro, a Câmara Municipal de Esposende leva a efeito a campanha “Novembro Branco”. Durante todo o mês, o Município implementará uma campanha comunitária de não legitimação da desigualdade de género e violência contra as mulheres. Para além de mobilizar os cidadãos para este problema de saúde pública, pretende-se aumentar o reconhecimento do “Espaço Bem me Querem”, um serviço de apoio à vítima de violência doméstica no concelho.
De acordo com a estimativa global publicada pela Organização Mundial da Saúde, uma em cada quatro mulheres em todo o mundo já foram vítimas de violência verbal, psicológica, física e/ou sexual, praticada pelos atuais ou ex-maridos / companheiros / namorados. Esta violência pode, em alguns casos, terminar na morte da mulher.
Com o objetivo de sensibilizar para as variadas formas de violência contra as mulheres, o Município de Esposende irá desenvolver uma campanha para aumentar o conhecimento e a consciencialização da população sobre este tópico. A campanha será desenvolvida em diversos meios, com particular relevância para os meios digitais, para garantir a disseminação da informação com impacto. Pretende-se, com isto, promover a desconstrução de mitos associados ao exercício e à aceitação da violência e informar sobre os fatores desencadeadores da violência, os tipos de violência, o seu ciclo e as suas consequências.
Dada a sua pertinência, a campanha irá estender-se durante todo o mês de novembro, iniciando-se com a apresentação da identidade visual criada propositadamente pelo Município. A primeira ação consistirá no lançamento desta identidade nos meios digitais, convidando os/as cidadãos/ãs para a sua partilha, numa lógica de aumento da consciência e prevenção.
A campanha evoluirá até ao final do mês, por forma a aumentar o conhecimento sobre as respostas do concelho para os casos de violência contra as mulheres, nomeadamente a estrutura local de atendimento a vítimas de violência - “Espaço Bem me Querem”.
Em funcionamento desde 2011, esta estrutura desempenha um importante papel no apoio às vítimas de violência doméstica e tem sido fundamental na busca de respostas para situações de crise e emergência. Tendo isto em conta, informar e esclarecer sobre os trâmites legais do processo-crime de violência doméstica, direitos e deveres ao abrigo do estatuto da vítima, é outro grande objetivo desta campanha de sensibilização.
Sobre o “Espaço Bem me Querem”
Prevenir e Intervir são os dois grandes eixos de ação do “Espaço Bem me Querem”. Este serviço proporciona respostas, às vítimas em situações de crise e de emergência, disponibiliza todo o tipo de informação, nomeadamente sobre os trâmites legais do processo-crime de violência doméstica, direitos e deveres de acordo com o estatuto de vítima, outros processos legais associados à regulação das responsabilidades parentais e tipos de apoio disponíveis para a vítima.
O “Espaço Bem me Querem” desenvolve ainda ações de sensibilização sobre a violência doméstica, dirigidas à comunidade e às entidades locais, nomeadamente escolas, forças de segurança, instituições particulares de solidariedade social, entre outras.
O “Espaço Bem me Querem” está integrado no Serviço de Cidadania e Igualdade e está localizado na Rua narciso Ferreira, n.º 108 R/chão, em Esposende. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.
Este projeto representa mais um contributo fundamental do Município de Esposende para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.