Município de Esposende assinala Dia da Árvore

21 Mar

arboreto

Assinala-se hoje o Dia da Árvore e, apesar das contrariedades decorrentes da pandemia provocada pelo COVID-19 (SARS-CoV-2), que obrigou à implementação de um Plano de Contingência, o Município de Esposende quer dar a conhecer que o concelho vai ter um Arboreto Municipal.
Neste Dia da Árvore, o Município de Esposende quer deixar uma mensagem de esperança. Verde como a Floresta. Queremos lembrar as cerimónias que marcavam este dia e projetar no tempo a mensagem, porque logo que possível retomaremos as atividades, incluindo a apresentação do Arboreto Municipal. Mas até lá, relembramos que as queimas e queimadas se encontram completamente interditas.
O projeto do Arboreto Municipal remonta a 2014, reunindo uma coleção arbórea de 50 talhões com diferentes espécies florestais, materializando as boas práticas florestais e ambientais que o município preconiza.
De facto, pretende-se que este espaço seja um foco positivo para a biodiversidade, numa parcela com 2,7 hectares, pertencente à autarquia que passará a ter uma gestão ativa de combustível.
O Plano Ambiental para Esposende é vasto. Ocorrerá diminuição do risco local de incêndio florestal, decorrente do aumento da resiliência do território. Este será um espaço florestal de uso múltiplo, para fruição e visitação por diferentes públicos-alvo, onde decorrerão atividades de sensibilização florestal a proprietários de terrenos florestais e de sensibilização ambiental à comunidade escolar.
Este espaço será um pequeno laboratório para se avaliar o crescimento das diferentes espécies, monitorizando os índices de humidade e biodiversidade de cada setor;
Lembre-se que a atual legislação - DL n.º 124/2006, de 28 de junho -, obriga a que o pinheiro-bravo e o eucalipto sejam afastados das edificações, aglomerados habitacionais e polígonos industriais, levando a uma desarborização intensa. As espécies escolhidas para o projeto poderão ser utilizadas em substituição à que a lei determina o abate.
O projeto das cortinas pára-fogo não chegou a ser efetivamente implementado no terreno. Entre as várias condicionantes, contribuiu igualmente a publicação da lei que inviabilizou a implementação das cortinas nos locais inicialmente previstos. Assim, surge a oportunidade de se implementar no terreno o princípio das cortinas pára-fogo, tal como foi inicialmente previsto, mas com outra localização.
A atual situação, que alterou a vida de todos, veio adiar a inauguração deste espaço. Mas, assim que possível, será marcada.
A cor da Floresta é o verde, a mesma cor da Esperança.