Município de Esposende estabelece parceria para constituição da Estação Náutica

en 1

O Município de Esposende estabeleceu um protocolo de parceria com diversas entidades e empresas locais, formalizando a constituição da Estação Náutica de Esposende, estrutura que desenvolverá ação nas áreas da gestão de equipamentos, espaços e eventos, assegurando a oferta de um produto turístico.
A certificação da Estação Náutica de Esposende ocorreu no passado dia 12 de novembro, altura em que o Fórum Oceano, Associação da Economia do Mar reconheceu a nova entidade, destinada à cooperação entre atores identificados com o território de Esposende. Hoje, no Fórum Rodrigues Sampaio, o Município de Esposende formalizou o compromisso, envolvendo 23 entidades.
No âmbito dos clusters do Mar Português e de Competitividade, desenvolvidos pela Fórum Oceano, está a implementar-se o projeto “Portugal Náutico”, envolvendo organizações da Administração Pública e parceiros privados.
Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende, lembrou que “Esposende já apresenta uma oferta turística de qualidade”, mas aponta a determinação para valorizar, de forma integrada, “os recursos náuticos existentes no território, razão pela qual a constituição da Estação Náutica de Esposende, deverá ser um meio para promover o território e dinamizar a atividade económica local”.
Antevendo uma era de transição, Benjamim Pereira manifestou confiança no alcance amplo da Estação Náutica de Esposende. “Terá forte componente turística, mas profundamente associada à investigação, mercê do arranque, em Esposende, de duas unidades dedicadas à investigação e tecnologia marinhas, em colaboração com a Universidade do Minho”, adiantou o autarca.

Por seu turno, Sérgio Mano, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Esposende vê na Estação Náutica o espaço para “chamar todos os atores e promover as atividades e serviços disponíveis no concelho, contribuindo para a quebra sa sazonalidade na procura turística”.
Já António José Correia, da Fórum Oceano pretende que sejam encontradas “as estratégias de divulgação de produtos e serviços, numa plataforma onde a criatividade é o limite”.
Este projeto insere-se na estratégia da Câmara Municipal de Esposende de aposta estratégica no Turismo, mercê da vocação marítima e do potencial associado ao desenvolvimento da náutica. Esposende tem proporcionado as condições para a estruturação de uma oferta associada à náutica e às suas distintas práticas desportivas, nomeadamente pela instalação de infraestruturas e equipamentos, realização de atividades e eventos e ações de promoção e divulgação.
O Município de Esposende pretende um correto aproveitamento dos recursos, capacidades e competências que contribuirão para uma consolidação da futura oferta náutica, nomeadamente: mar, rios (Cávado e Neiva), praia, Parque Natural do Litoral Norte; marina/fluvina, ancoradouros e espaços para as práticas desportivas associadas à náutica; clubes náuticos; e escolas para a prática de kitesurf, surf, paddle surf, canoagem, windsurf e mergulho.
Pretende-se, ainda, proporcionar uma oferta integrada, no contexto da operacionalização da Estação Náutica de Esposende, nomeadamente, pela existência de monumentos, património religioso, património arquitetónico, património natural, património imaterial e material, bem como outros recursos característicos e identitários do território, como a gastronomia e os vinhos verde, capazes de gerar uma elevada atratividade para o destino e, dessa forma, contribuir para dinamizar um Turismo Náutico de qualidade em Portugal.
Com este protocolo de parceria, as entidades parceiras comprometem-se a dar um contributo concreto e relevante para a implementação de todas as iniciativas que forem programadas, promovendo o envolvimento e a participação de todos os seus membros, no programa de iniciativas e atividades, e oferta de produtos e serviços náuticos.
Além do Município de Esposende, Entidade Coordenadora, integram a Estação Náutica de Esposende mais vinte e três entidades públicas e privadas, podendo ser aumentada a rede com integração de outras entidades que manifestem interesse e acrescentem valor à Estação Náutica.

Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.