Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Piso e iluminação da Praça das Lampreias alvo de intervenção

Letras 2 1 1024 2500
19 Jul

 

A Praça das Lampreias, nome pelo qual é conhecida a Praça Foz do Cávado, está a ser alvo de uma profunda remodelação, compreendendo a substituição da iluminação e o arranjo do pavimento.
No âmbito do programa municipal de eficiência energética na iluminação pública, foram substituídas as lâmpadas daquela praça, sendo colocadas luminárias de tecnologia LED e de vapor de sódio de alta pressão. Através desta medida, já implementada em grande parte do concelho, o Município de Esposende alcança uma taxa de poupança nos consumos energéticos na ordem dos 55% e uma redução efetiva da percentagem de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera.
Já no caso do piso, naquele que é considerado um ponto de atração turística da cidade, devido à colocação da estrutura tridimensional com o nome da cidade, a intervenção compreende uma solução mais resistente à invasão das águas, sem alterar o desenho urbano do espaço.
Devido aos diversos galgamentos provocados pela agitação marítima que causou o levantamento de grandes áreas de pavimento em calçada de microcubo de calcário e basalto, verifica-se a necessidade de repavimentar a praça.
Nas obras que irão iniciar-se em breve, será adotada uma solução mais resistente à invasão das águas, mantendo o desenho original. Serão, ainda, substituídas as lajetas de granito dos degraus danificados.
Durante a realização dos trabalhos, as letras “ESPOSENDE” serão relocalizadas, voltando ao local de origem após os trabalhos.

As atividades de educação ambiental contribuem para a concretização de vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.