Esposende acolhe em setembro o primeiro Concurso de Saltos Internacional

csi 1

Foi oficialmente apresentado o Concurso de Saltos Internacional (CSI) de Esposende, evento organizado pelo Clube Hípico do Norte, em parceria com a Federação Equestre Portuguesa e a Câmara Municipal de Esposende. De 6 a 8 de setembro são esperados no Clube Hípico do Norte, em Gandra, cerca de cinco mil visitantes, 150 cavaleiros, do ranking nacional e internacional, acompanhados por 600 profissionais de equitação.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, reconhece a importância de receber, pela primeira vez, um evento hípico de saltos de obstáculos de nível internacional. Isto porque, considera o Concurso de Saltos Internacional “adequado à realidade de Esposende.
“Pela visibilidade, notoriedade e valor turístico que este evento representa, é inequívoca a importância de que se reveste para projetar a imagem de Esposende, como um destino equestre turístico e desportivo. Procuramos estrategicamente, organizar eventos diferenciadores, capazes de atrair um público específico projetando a imagem de Esposende, associada a desportos de natureza e lazer”, sustenta Benjamim Pereira.
A confiança na entidade organizadora desta primeira edição, faz com que o presidente da Câmara Municipal de Esposende garanta a realização deste evento, também, em 2020.
Tendo como padrinhos do evento o futebolista Sérgio Oliveira e o ex-futebolista Carlos Carneiro, o primeiro CSI de Esposende será, no entender do responsável do Clube Hípico do Norte, João Barros, a “oportunidade para divulgar, junto dos nossos conterrâneos, todo o trabalho desenvolvido no Clube”.
O vice-presidente da Federação Equestre Portuguesa, Miguel Cruz, destaca a “dinâmica que se evidencia com a criação da Rota Equestre Internacional Norte de Portugal”, envolvendo Esposende, Ponte de Lima, Barcelos e Vila Pouca de Aguiar e que se traduzirá, a curto prazo, na assinatura de um protocolo de cooperação.
De salientar que o primeiro CSI Esposende será televisionado, ficando a cobertura a cargo da Sport TV e da RTP 2.
Lembre-se que há 13 anos que o Município de Esposende estabelece parcerias com os centros hípicos do concelho, tendo em vista a implementação do Programa de Equitação Terapêutica que visa a promoção e o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, assim como o fomento da prática desportiva, junto das crianças e jovens com necessidades educativas especiais.

Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente Educação de Qualidade, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.