Esposende acolhe multinacional finlandesa Wärtsilä

26 Fev

Wärtsilä foto 1

A multinacional finlandesa Wärtsilä acaba de abrir a sua mais recente unidade industrial, em Esposende, onde vão laborar, numa primeira fase, 30 quadros altamente especializados.

A Wärtsilä é líder global em tecnologias inteligentes para os mercados marítimos, nomeadamente em navios e mercados de energia, pertence a um Grupo Empresarial com cerca de 19.000 colaboradores, que detém operações em mais de 200 locais, opera em 80 países e que no ano de 2018 teve um volume de vendas de cerca de 5.2 biliões de euros.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, destacou a atratividade do concelho na captação de empresas, nomeadamente, empresas com expressão mundial, como é o caso da Wärtsilä.
“O Município de Esposende assume-se, cada vez mais, como parceiro das empresas que laboram no nosso concelho, através da desburocratização de procedimentos que facilitam e incentivam a instalação de unidades industriais”, afirmou Benjamim Pereira, acrescentando benefícios geográficos da localização de Esposende, a meio caminho dos aeroportos do Porto e de Vigo e dos portos de mar de Leixões e Viana do Castelo.
Na cerimónia de inauguração da unidade industrial da Wärtsilä Portugal, a embaixadora da Finlândia em Portugal, Tarja Laitiainen enalteceu a coragem dos responsáveis da empresa, pela expansão e aposta em novos mercados, “definindo novos stakeholders, apostando na tecnologia, desenvolvendo parcerias na estratégia de internacionalização”.
Já o diretor-geral da Wärtsilä, Jon Sabín sublinhou a importância da parceria com a Câmara Municipal de Esposende e a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, nesta que é a aposta “na consolidação da estratégia definida para o sul da Europa”.
Com um investimento inicial de 1,5 milhões de euros, a unidade fabril de Esposende da Wärtsilä procederá à reparação de componentes de motores de barcos, além de acolher um cluster que desenvolverá estudos na área da construção de centrais para todo o mundo.
Segundo o vereador com o pelouro do Desenvolvimento Económico, Sérgio Mano, “a instalação de multinacionais, como a Wärtsilä, confere credibilidade ao plano de apoio ao investimento em curso no Município de Esposende, para quem se instale ou para quem já tem a sua unidade industrial em Esposende, permitindo melhorar as suas capacidades produtivas, potenciando a ampliação dos negócios ou o desenvolvimento de novos projetos”.
A Câmara Municipal de Esposende enquadra, em regulamentação específica, um conjunto de incentivos, nomeadamente reduções e isenções de taxas e concessão de benefícios fiscais, assegurando aos investidores e empreendedores a oportunidade para a concretização dos seus projetos no concelho.