Esposende promove Feira do Voluntariado na Escola Secundária Henrique Medina

13 Dezembro 2021

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, que se assinalou a 5 de dezembro, a Câmara Municipal de Esposende, em colaboração com o Clube Europeu da Escola Secundária Henrique Medina, promove, de 13 a 17 deste mês, a Feira do Voluntariado, iniciativa que tem como parceiros a Esposende Ambiente, o Grupo de Solidariedade Social de Antas (GRASSA), o Hospital Valentim Ribeiro, a Associação de Defesa do Ambiente Rio Neiva e a Loja Social de Esposende. Com esta iniciativa pretende-se incentivar e valorizar o voluntariado e promover a sensibilização e o reconhecimento dos organismos envolvidos na promoção desta forma do exercício da cidadania.
No dia 14 de dezembro, às 11horas, decorrerá a sessão sobre Voluntariado, com testemunhos de quem dá o seu tempo aos outros. A realização deste evento tem como principal objetivo, dar a conhecer os diversos projetos das instituições participantes, através da sua presença em stands, por forma a motivar os alunos a um maior interesse e participação como voluntários. Neste sentido, a Feira de Voluntariado surge como uma oportunidade para as instituições se darem a conhecer e para que os/as alunos/as conheçam os projetos e instituições que poderão integrar.
A Câmara Municipal de Esposende, através do Banco Local de Voluntariado, tem apostado na promoção de sinergias, através da partilha de informação, boas práticas e testemunhos reais que diariamente e de forma desinteressada apoiam com o seu trabalho. A Câmara Municipal garante o apoio técnico necessário às entidades parceiras para receber, enquadrar e orientar os/as voluntários/as, bem como a frequência em ações de formação dos/as voluntários/as e dos gestores de voluntariado, de modo a que todos aprendam e se comprometam com as práticas de voluntariado.
O Banco Local de Voluntariado de Voluntariado foi criado a 20 de abril de 2009, através da assinatura do protocolo de colaboração, entre a Câmara Municipal de Esposende e o Conselho Nacional para a Promoção de Voluntariado (CNPV) e, desde esse ano, tem registado 263 voluntários inscritos e 20 organizações promotoras de voluntariado.
No passado dia 6 de dezembro, a Câmara Municipal de Esposende, através do Banco Local de Voluntariado de Esposende e da Loja Social de Esposende, marcou presença no I Encontro Regional de Voluntariado de Braga. Esta iniciativa contou com a participação dos/as profissionais que trabalham a área Voluntariado e, ainda, com um encontro de Vereadores/as com a tutela do Voluntariado. A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, foi uma das dirigentes a marcar presença, reconhecendo a importância desta reflexão intermunicipal sobre a temática do voluntariado e a promoção de um trabalho mais colaborativo nos desafios colocados na dinamização da região. Alexandra Roeger pretende que o voluntariado, no território, se constitua “cada vez mais, uma força mobilizadora, efetiva e eficaz, dos talentos de cada um ao serviço do bem de todos”.
Estas dinâmicas, que envolvem o trabalho colaborativo e a promoção de comunidades mais sustentáveis, incluem-se como fundamentais contributos para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.