Esposende acolhe grupo de cidadãos refugiados

16 Abril 2021

_DSC9116

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, reuniu com um grupo de 21 refugiados oriundos da Síria e do Iraque, que vão ficar instalados em Fão, no âmbito de um protocolo de parceria a estabelecer entre o Município e a ADOLESCERE - Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente.

A sessão informal de boas vindas, que decorreu na residencial onde estão instalados, contou também com a presença da Vice-presidente e Vereadora responsável pelo pelouro da Coesão Social, Alexandra Roeger, do Presidente da Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão, Luís Peixoto, e de representantes da Associação ADOLESCERE.

A ADOLESCERE desenvolve, em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), respostas dirigidas a famílias refugiadas, recém-chegadas a Portugal, com foco na integração, inclusão e respostas a crianças e jovens. Neste contexto, criou uma resposta de acolhimento – Acolher Fão - tendo por base a experiência do polo de Braga, onde serão recebidos 45 cidadãos (adultos, jovens e crianças), sendo que os primeiros 21 chegaram agora a Fão.

O Presidente da Câmara Municipal saudou as quatro famílias de refugiados, compostas por adultos, jovens e crianças, dirigindo-lhes palavras de boas vindas e manifestando total disponibilidade do Município para ajudar nesta fase das suas vidas em que se viram obrigados a sair do seu país. “A nossa comunidade está disponível para vos acolher e para vos ajudar. Sei que passaram momentos muito difíceis e nós vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para vos acolher bem e integrar na comunidade”, afiançou Benjamim Pereira, notando que, além da Câmara Municipal, também a União das Freguesias de Apúlia e Fão está disponível para colaborar neste processo, como, de resto, garantiu o Presidente Luís Peixoto.

A terminar, expressou uma mensagem de esperança a estes cidadãos, notando que a integração engloba um conjunto vasto de ações e garantiu que todos estão empenhados em colaborar. “Tendo em conta o caráter humanitário e urgente desta resposta, o Município manifestou, desde logo, abertura para promover e dinamizar ações que favoreçam uma maior e melhor integração destes cidadãos, facilitando o seu processo de integração social”, nota Benjamim Pereira.

Neste contexto, foi já realizada uma reunião com todas as entidades locais para uma melhor integração, estando em perspetiva a celebração de um protocolo de colaboração entre a autarquia e a ADOLESCERE. Esta postura enquadra-se, de resto, nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.