Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Loja Social de Esposende fomenta rede de suporte social através de clube de costura

Atelier costura 1 1024 2500
22 Outubro 2019

Com o intuito de reforçar a intervenção, nomeadamente na capacitação e valorização das mulheres e dos seus saberes, o Município de Esposende, através da Loja Social, vai fomentar o projecto From Granny to Trendy. A iniciativa traduz-se na criação de um clube de costura, onde mulheres com mais de 50 anos, sem ocupação profissional, poderão aprender técnicas de reciclagem e upcycling, num espaço que visa também o convívio e a partilha de experiências.

Apostada em afirmar-se, cada vez mais, como uma rede de partilha e solidariedade de toda a comunidade, a Loja Social de Esposende tem vindo a fomentar a articulação entre os vários intervenientes sociais, unindo esforços no sentido de criar respostas inovadoras e socialmente eficazes, rentabilizando recursos e impulsionando o trabalho interinstitucional articulado e participativo.

É neste contexto que surge a associação à Vintage For A Cause, uma marca de economia circular, que reutiliza o desperdício têxtil, e promove a inclusão social, através de clubes de costura (Clube Granny to Trendy) dirigidos a mulheres com idade superior a 50 anos, fora da vida ativa. O principal objetivo é ocupar estas mulheres com recurso à transformação e reutilização de roupa e materiais, com vista à criação de uma rede de suporte social, através do contacto e convívio entre as participantes, e facilitar um modelo de aprendizagem ao longo da vida e de educação não formal, por via da partilha de conhecimentos de costura técnicas de reciclagem.

O projecto From Granny to Trendy vai ser dado a conhecer no próximo dia 28 de outubro, às 14h30, no Centro de Informação Turística de Esposende. A participação é gratuita, mas carece de inscrição, a efetuar através do e-mail rede.solidaria@cm-esposende.pt, do telefone 253 986 577 ou, ainda, através do link: https://forms.gle/H6SSvD7zUsB5gK6GA.

A ação da Loja Social de Esposende enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas: Erradicar a Pobreza (ODS 1), Erradicar a Fome (ODS 2), Igualdade de Género (ODS 5), Reduzir as desigualdades (ODS 10), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Produção e Consumo Sustentáveis (ODS 12), Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).