Loja Social de Esposende é finalista do Prémio Manuel António da Mota

30 Agosto 2018

Loja Social_

A Câmara Municipal de Esposende figura entre as 10 instituições finalistas da 9.ª edição do Prémio Manuel António da Mota, que distingue organizações e personalidades que se destaquem nos vários domínios da sua atividade.

Na edição de 2018, a Fundação Manuel António reconhece as instituições que contribuam com os seus projetos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo que o Município de Esposende apresentou uma candidatura no âmbito da intervenção da Loja Social enquanto Plataforma Colaborativa de Esposende.

Este projeto traduz-se numa rede de partilha e solidariedade de toda a comunidade, bem como um complemento à intervenção social concelhia, rentabilizando os recursos disponíveis, eliminando a sobreposição da intervenção e permitindo um melhor planeamento entre serviços e entidades que intervêm nesta área.

Esta Plataforma tem-se afirmado como uma iniciativa de elevado potencial de empreendedorismo social, considerando o conceito como um processo de procura de soluções inovadoras e sustentáveis para a resolução de problemas importantes da comunidade. Permite não só apoiar as famílias com vulnerabilidades sociais, mas também aquelas que, com preocupações ambientais e económicas, acedem a este equipamento, através da doação e do processo da troca por troca, entregando os bens de que não precisam por aqueles de que têm necessidade.

O projeto assenta na dinamização de sinergias da comunidade, dos agentes económicos e dos parceiros sociais, estimulando o diálogo e a cooperação entre todas as estruturas locais para reforço das redes estratégicas promotoras de desenvolvimento, empreendedorismo e inovação social. Fomenta-se, assim, a promoção do voluntariado, a educação ambiental, a educação para os direitos humanos, a educação do consumidor e a promoção do desenvolvimento sustentável, que materializam a estratégia da Educação para a Cidadania.

A mudança de instalações da Loja Social, prevista para o início do próximo ano, potenciará a operacionalização de novas atividades em função das necessidades sentidas pela comunidade.

O anúncio da candidatura vencedora do Prémio Manuel António da Mota terá lugar no dia 25 de novembro, em cerimónia a realizar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, após apreciação in loco dos projetos concorrentes, ação esta integrada no conjunto de reportagens que serão realizadas pela TSF – Rádio Notícias com cada uma das instituições finalistas.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, realça que “integrar esta fase do concurso é já um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido diariamente na Loja social de Esposende, pelos seus colaboradores, voluntários, parceiros e todos os intervenientes que contribuem para a concretização deste projeto”.

Em dezembro de 2014, a Plataforma Colaborativa de Esposende foi selecionada como ES+ (Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social) no Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social (MIES) de Portugal. Na sequência desta distinção passou a integrar a REDE IES, obtendo o reconhecimento nacional e internacional pelo trabalho realizado, com oportunidades de divulgação e reconhecimento do mesmo, e teve acesso a um networking de pares de grande qualidade e diversidade.

Em 2015, foi nomeada para os Prémios Município do Ano Portugal, que visa reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade.

A Plataforma Colaborativa de Esposende foi também distinguida, em janeiro de 2016, com uma Menção Honrosa, na categoria Inovação e Sustentabilidade, pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), no âmbito da 4.ª edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio.