Loja Social de Esposende celebrou 4.º aniversário

14 Dezembro 2015

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende marcou presença nas comemorações do 4.º aniversário da Loja Social de Esposende, no passado dia 11 de dezembro. A singela celebração decorreu nas instalações da própria Loja Social e, para além do brinde e do bolo de aniversário, contou com a participação musical de Neno.

Benjamim Pereira, que é também o Presidente do Conselho Local de Ação Social (CLAS), realçou a mas valia deste projeto, que, recordou, surgiu em contexto de crise com o intuito de ajudar aqueles que se deparam com dificuldades socioeconómicas.

O Autarca vincou o trabalho em rede que sustenta a Loja Social e saudou o trabalho de todos os Parceiros e a disponibilidade e altruísmo de todos os voluntários, enaltecendo ainda o espírito solidário da população que tem permitido dar resposta a muitas das situações de carência. “É um projeto singular, que tem vindo a crescer”, afirmou o Autarca, sustentando com os dados relativos aos quatro anos de atividade da Loja Social. Assim, desde 11 de dezembro de 2011, foram apoiadas 516 famílias com dificuldades socioeconómicas, num total de 1129 pessoas. Ao longo deste período, registaram-se 3 412 doações à Loja pela população num total de 422 301 bens, foram concretizadas 4 905 atribuições de bens às famílias, tendo sido apoiadas também 34 entidades/IPSS’s. Uma das vertentes da Loja Social são as trocas, sendo que, ao longo destes quatro anos, registaram-se 3 781 trocas e que o número de bens recebidos supera largamente os que foram levados pelas famílias. Outra das caraterísticas deste projeto é o encaminhamento de 209 toneladas de bens não conformes para troca por alimentos. No que se refere ao voluntariado, que é o suporte do funcionamento deste equipamento, são expressivas as 8 685 horas dadas a esta causa. Números relevantes, referiu Benjamim Pereira, que expressam a partilha e solidariedade que abraçam este projeto.

Falando perante os muitos presentes, o Presidente da Câmara Municipal expressou uma palavra de reconhecimento a todos quantos, ao longo deste tempo, têm vindo a colaborar com a Loja Social e exortou-os a continuarem a apoiá-la. Benjamim Pereira deixou um agradecimento especial ao ex-futebolista Neno por se ter associado a esta comemoração, brindando os presentes com alguns temas musicais e a sua contagiante boa disposição. O cantor saudou o projeto, dizendo que se trata de uma causa nobre: “vou para casa mais consciente daquilo que é possível fazer pelas outras pessoas”.