Esposende continua a apostar na promoção do sucesso educativo

26 Jul

IMG-20220531-WA0034 (003)

O projeto Literacia no Cávado e os recursos educativos digitais associados têm-se revelado primordiais para o sucesso educativo no Município de Esposende.

Este projeto desenvolve uma abordagem multidisciplinar no combate ao insucesso escolar, combinando esforços, recursos e medidas de promoção dos diferentes níveis de literacia dos alunos do ensino pré-escolar, básico e secundário, como estratégia complementar à ação educativa das escolas para a mitigação dos efeitos da pandemia.

Através deste projeto são disponibilizados recursos educativos digitais para a utilização em contexto educativo (sala de aula) e familiar, como estratégia de mitigação das desigualdades no acesso ao digital. A intervenção traduz-se no trabalho colaborativo entre a equipa multidisciplinar, constituída por profissionais de Psicologia e de Informática, sendo, assim, disponibilizados recursos técnicos especializados para garantir o apoio e acompanhamento psicossocial e psicoeducativo, combinando a intervenção individual e universal, através do desenvolvimento de programas de promoção de competências de literacia digital, comunicacional, socioemocionais, pessoais e comportamentais.

Neste contexto, no âmbito da segunda fase do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado (PIICIE), o Município de Esposende, em parceria com os Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio, e a Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, desenvolveu este projeto, no 3.º período do ano letivo 2021/2022, visando a melhoria da qualidade das aprendizagens e dos resultados escolares dos seus alunos, através do apoio individualizado ao aluno e do envolvimento e intervenção com as suas famílias. Neste período, o projeto envolveu 980 alunos, nomeadamente 29 alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, na valência de Psicologia, e 951 alunos do 1.º Ciclo, na área de Informática.

Contribuindo também para a promoção do sucesso educativo, os projetos intermunicipais Ensinar e Aprender Português, da Plataforma + Cidadania e No poupar está o Ganho!, destinados aos alunos do 1.º Ciclo, prosseguiram o desenvolvimento de atividades e a participação em concursos intermunicipais.

Assim, o concurso final do projeto No Poupar está o Ganho! premiou uma turma de Esposende a nível nacional, o 4.º ano da Escola Básica de Góios, que recebeu uma Menção Honrosa pela Replicabilidade do seu trabalho, tendo sido também vencedora a nível municipal, por ter apresentado o melhor trabalho a nível do 1.º Ciclo no universo das turmas concelhias. Os conteúdos e as atividades propostos pelo projeto levaram os alunos a adquirir conhecimentos e competências na área da literacia financeira, contribuindo para a sua formação enquanto futuros consumidores mais informados e responsáveis. No âmbito da 4.ª edição das Olimpíadas do Património e Cidadania, a turma dos 2.º e 3.º anos da Escola Básica de Vila Chã e a turma do 3.º ano da Escola Básica de Forjães foram as vencedoras a nível municipal.

Ainda relativamente a recursos educativos digitais, refira-se a implementação da Plataforma Hypatiamat, em março deste ano, com a realização do Workshop de Capacitação "Recurso Educativo Digital" - Plataforma Hypatiamat, dirigido a todos os docentes do 1.º Ciclo, com vista à implementação desta ferramenta como auxílio ao processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da área curricular de Matemática. Esta plataforma destina-se a todos os alunos do 1.º Ciclo e visa promover competências no domínio do cálculo mental e contribuir para o sucesso escolar na matemática e para a autorregulação da aprendizagem dos alunos.

De referir que tem sido reconhecida a importância do bom ambiente de trabalho colaborativo existente em Esposende, com as diversas estruturas e órgãos das escolas, facilitando a própria intervenção dos projetos, através dos quais se pretende potenciar e ampliar oportunidades de aprendizagens para os alunos, sob a liderança pedagógica dos docentes, contribuindo para a promoção de uma Escola Inclusiva. Pretende-se ainda a promoção do trabalho em rede entre os agentes educativos e os municípios e a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, fortalecendo a rede de trabalho colaborativa centrada nas questões do sucesso educativo.

Importa ainda referir que o Projeto Literacia no Cávado se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU, referentes à Erradicação da Pobreza, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos. Insere-se também nos princípios subjacentes ao Perfil dos Alunos para o Século XXI, designadamente “Um perfil de Base Humanista”, a “Inclusão como Requisito de Educação”, o “Desenvolvimento Sustentável” e a “Valorização do Saber”.