Município de Esposende mantém oferta de Fichas de Atividades para alunos do 1.º Ciclo

14 Jun

O Município de Esposende vai manter, no ano letivo 2022/2023, a oferta de manuais de Fichas de Atividades, das áreas disciplinares de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Inglês, aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de acordo com proposta aprovada em reunião de Câmara.

Vão beneficiar desta medida todos os alunos matriculados em estabelecimento de ensino do concelho de Esposende, num investimento global de aproximadamente 50 mil euros.

O procedimento mantém-se nos moldes dos anos letivos anteriores, com a entrega de um cheque-livro às famílias, com o qual poderão levantar, exclusivamente em papelarias do concelho de Esposende, os referidos manuais de fichas de atividades. Por esta via, a medida assume um alcance além do âmbito social, promovendo o desenvolvimento económico do concelho, nomeadamente das livrarias e papelarias locais que se disponibilizaram para proceder à venda de manuais.

Há ainda a possibilidade de reembolso às famílias que adquiram diretamente os manuais de fichas, mediante preenchimento de requerimento e apresentação de comprovativo de compra.

Esta medida enquadra-se nas políticas educativa e social do Município, as quais se encontram alinhadas com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que concerne aos ODS 4 - Educação de Qualidade, ODS 5 – Igualdade de Género, ODS 10 – Reduzir as desigualdades e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Ao longo dos anos, o Município de Esposende tem assumido um inequívoco apoio à Educação, nomeadamente às escolas, aos alunos e respetivas famílias. No âmbito da Ação Social Escolar, para além do cumprimento das atribuições que legalmente lhe estão adstritas, a Câmara Municipal tem assegurado alguns apoios suplementares, no sentido de contribuir para uma maior equidade social no acesso a uma Educação de qualidade para todos, complementando, assim, a sua ação com as medidas assumidas pelo Ministério da Educação