Município de Esposende associa-se ao Movimento S para combate à obesidade infantil

18 Mai

O Centro de Informação Turística de Esposende vai acolher, na próxima sexta-feira, dia 20 de maio, às 10h00, o lançamento do Movimento S, que tem como base o combate à obesidade infantil.

Trata-se de uma iniciativa à escala nacional que tem como objetivo criar uma corrente capaz de mobilizar crianças, pais e professores para a adoção de um estilo de vida saudável, através da mudança de hábitos alimentares e da inclusão da prática de exercício físico na sua rotina.

Este movimento, que tem como rosto o mini-chef Pedro Jorge, conta com a adesão de diversos organismos e instituições, entre os quais a Águas do Norte, entidade gestora responsável pelo sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte, onde se integra o Município de Esposende. Ao associarem-se a este projeto, ambas as entidades estão a contribuir para os princípios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente nos domínios da Educação para a Saúde, da Educação Ambiental e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, bem como para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

A sessão de lançamento dará ênfase à temática do combate à obesidade, nomeadamente a obesidade infantil, considerada pela Organização Mundial de Saúde a epidemia global do século XXI, sendo que em Portugal cerca de 30% das crianças tem excesso de peso.

A Câmara Municipal de Esposende apresentará o seu “Programa de Sustentabilidade Alimentar - Geração S” e a Águas do Norte dará conhecer o projeto Movimento S, seguindo-se a apresentação do trailer do filme “Dimensão S”, que será projetado no Auditório Municipal de Esposende, no dia 22 de maio.

Segue-se uma sessão debate subordinada à temática “Obesidade Infantil – uma abordagem multifactorial”, com moderação de Hernâni Zão e intervenção de Rui Lima, Nutricionista da Direção Geral de Educação, Goreti Lobarinhas, Diretora do Serviço de Pediatria do Hospital Santa Maria Maior e Sofia Marques Ramalho, Psicóloga e Investigadora em obesidade Infantil e vencedora do maior prémio europeu para jovens investigadores em obesidade infantil.

No domingo, dia 22, às 16h00, no Auditório Municipal terá lugar uma sessão de cinema para toda a comunidade. “Dimensão S” é uma comédia musical infanto-juvenil que aborda a importância dos bons hábitos alimentares e dos comportamentos sociais de forma divertida e pedagógica, acreditando que o sucesso das nossas crianças e jovens só será pleno se o sucesso académico estiver associado ao seu desenvolvimento saudável.