Município de Esposende assinala Mês Europeu da Diversidade

16 Mai

O Mês Europeu da Diversidade, iniciativa da Comissão Europeia que decorre todos os anos, em maio, pretende sensibilizar todos os países membros da União Europeia para a importância da Diversidade e Inclusão (D&I) no local de trabalho e na sociedade em geral.
Este ano, sob o mote “Construir Pontes”, as organizações são convidadas a reforçar os seus esforços na promoção da diversidade e de equipas mais diversificadas, assim como na criação de ambientes de trabalho mais inclusivos. Neste sentido, a Câmara Municipal de Esposende, subscritora da Carta Portuguesa para a Diversidade desde 2017, irá promover, no próximo dia 13 de maio, duas sessões de um diagnóstico participativo que tem como objetivo promover a discussão sobre a inclusão da temática da igualdade de género na atividade municipal.
Esta iniciativa integra-se no Projeto “Pró-Igualdade no Cávado”, que tem como objetivo a elaboração dos Diagnósticos e Planos Municipais para a Igualdade e Não Discriminação, e que está a ser implementado nos seis municípios da CIM Cávado.
Também integrada nas celebrações do Mês Europeu da Diversidade, vai-se realizar a apresentação pública do livro “Sede de Viver” da autoria de Cristina Leites, invisual e antiga colaboradora da autarquia, onde trabalhou durante 18 anos.
Ao longo de todo o Mês Europeu para a Diversidade, a Câmara Municipal de Esposende continuará a prestar apoio psicossocial às pessoas e famílias deslocadas da guerra da Ucrânia. O Município de Esposende, desde o primeiro momento, organizou-se para acolher quem chega, envolvendo de imediato a comunidade ucraniana residente no concelho em todo o processo. Esta iniciativa tem permitido desenvolver um trabalho de grande proximidade, possibilitando chegar a mais pessoas e famílias, e potenciar uma intervenção colaborativa, envolvendo as várias entidades locais, públicas e privadas, empresas, e a sociedade civil.
Ainda no âmbito dos trabalhos de promoção da igualdade de género e diversidade que o município tem vindo a desenvolver, continuará a ser prestado apoio na cedência de espaço para a realização da reunião mensal do núcleo LGBTI de Esposende da Rede ex aequo, associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e apoiantes com idades entre os 16 e os 30 anos em Portugal.
Uma nota final para a atividade “Workshops criativos” do Projeto Semear Afetos - Programa Bairros Saudáveis, que será promovida no próximo dia 21 de maio pela Santa Casa da Misericórdia de Esposende, em parceria com a Câmara Municipal de Esposende, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diversidade. Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer as diferentes culturas existentes no concelho de Esposende, partilhando a singularidade de cada uma. Pretende-se criar um convívio intercultural em torno da alimentação e dos jogos tradicionais e, para o efeito, serão convidadas pessoas da comunidade oriundas de diferentes países que possam partilhar as suas iguarias, bem como um jogo, brincadeira ou dança tradicional do seu país de origem. Do paladar às emoções, esta atividade conta com a exploração de sabores, tradições, histórias e muita diversão de diferentes culturas existentes no concelho de Esposende.
Toda a programação foi estruturada para dar um contributo relevante para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.