Prémios Viana de Lima | Município de Esposende distinguiu melhores alunos de Belas Artes e Arquitetura da Universidade do Porto

13 Mai

Ana Sofia Ribeiro e Leandro González, melhores alunos de Belas Artes e de Arquitetura, respetivamente, da Universidade do Porto, no ano letivo 2020/2021, foram distinguidos com os Prémios Viana de Lima - Câmara Municipal de Esposende, cuja cerimónia de entrega decorreu hoje, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.

Os prémios, no valor unitário de 2000 euros, foram instituídos no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, dando cumprimento à vontade, expressa em testamento, do Arquiteto Alfredo Evangelista Viana de Lima. O protocolo, formalizado em 2010, estabelece que o Município de Esposende assume a gestão da Casa das Marinhas, da autoria de Viana de Lima e propriedade da Universidade do Porto, e se compromete a distinguir, anualmente e durante 30 anos, os dois melhores alunos dos cursos de Arquitetura e de Belas Artes, sendo que findo esse prazo, o imóvel passa a ser propriedade da Câmara Municipal.

Desde 2014 que o Município dá cumprimento ao protocolo, e em acordo com o estabelecido, os premiados desta nona edição ofereceram uma obra/trabalho da sua autoria para integrar o Fundo Viana de Lima. Ana Sofia Ribeiro entregou uma pintura alusiva à natureza e Leandro González o trabalho “Maputo. O Interior de quarteirão. Aprender de uma apropriação informal”.

Apesar de ausente na cerimónia, por se encontrar ausente do país, Leandro González expressou, através de mensagem gravada, a satisfação por este galardão que o deixou “honrado e orgulhoso”, e, nos agradecimentos, nomeou a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, bem como todos quantos acompanharam o seu percurso académico. Do mesmo modo, Ana Sofia Ribeiro manifestou o seu contentamento pela distinção, agradecendo a “homenagem”, e explicou que o seu trabalho versa, sobretudo, as alterações climáticas e a perspetiva da arte sobre esta temática.

Saudando os premiados, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, referiu que esta distinção reconhece o “mérito e excelência dos percursos destes alunos”, a quem desejou sucesso para a vida profissional.
Sublinhou que os Prémios Viana de Lima traduzem a homenagem a este reconhecido arquiteto esposendense e contribuem para a valorização e divulgação do seu trabalho, que deixou marca na arquitetura do país. Neste contexto, deu nota do contributo do Município para a mudança paisagística e arquitetónica do concelho, em consonância com o projeto de desenvolvimento desenhado para este território, que se revela atrativo para viver e investir. Citou, a propósito, as intervenções em curso de requalificação do Mercado Municipal e do Largo Rodrigues Sampaio/Praça Frei Bartolomeu dos Mártires e apontou como estruturantes os projetos da Zona Desportiva Municipal e do Parque da Cidade. Assinalou que o desenvolvimento ocorre num contexto de “respeito pelo passado”, sendo reflexo de “uma constante vontade de inovar, tal como Viana de Lima rompeu com estereótipos”. Esta postura, enquadra-se, de resto, nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Concluiu a sua intervenção propondo que, em 2023, a 10.ª edição dos Prémios Viana de Lima possa ser revestida de maior envolvência, reunindo todos os galardoados.

“Os Prémios Viana de Lima são uma honrosa distinção e excelente incentivo”, afirmou o Vice-Reitor da Universidade do Porto, José Castro Lopes. Felicitou os premiados, assinalando que o seu “notável percurso notabilizou a Universidade do Porto, particularmente as Faculdades de Belas Artes do Porto e de Arquitetura. Saudou a parceria da Universidade do Porto com a Câmara Municipal de Esposende e louvou o trabalho do Município desenvolvido no âmbito deste protocolo.

Na mesma linha, Lúcia Matos, Diretora da Faculdade de Belas Artes do Porto, agradeceu à Câmara Municipal por manter vivo este prémio, que traduz o “reconhecimento, incentivo e apoio” aos alunos de Belas Artes e Arquitetura e presta homenagem a Viana de Lima, e felicitou os galardoados desta nona edição.

Por sua vez, o Diretor da Faculdade de Arquitetura, João Pedro Xavier, que recebeu o prémio de Arquitetura em representação de Leandro González, destacou o “aluno exemplar”, oriundo de Moçambique, que está a desempenhar funções profissionais da Escola Politécnica Federal de Lausane, na Suíça. Felicitou os premiados e saudou o Município pela atribuição dos Prémios Viana de Lima.

Em representação da Ordem dos Arquitetos, a Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional Norte, Maria da Conceição Melo, saudou a iniciativa do Município de Esposende, considerando que contribui, também, para a promoção da arquitetura. Aos galardoados dirigiu palavras de felicitação e de incentivo para o futuro profissional.

A sessão de entrega dos Prémios Viana do Lima incluiu a apresentação de um filme sobre o arquiteto Viana de Lima e um momento musical, protagonizado pelos professores da Escola de Música de Esposende Ernesto Clemente e Nuno Areia.

premio_arquitetura
premio_belas_artes