Apresentadas em Esposende respostas de apoio psicológico a vítimas de violência doméstica

28 Abr

RAP1

Esposende acolheu a cerimónia de apresentação pública das respostas de Apoio Psicológico para Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica (RAP), em funcionamento no território da NUTS III Cávado.
Esta sessão permitiu a reflexão sobre a importância das respostas para a mitigação do fenómeno da violência doméstica e contou com a presença da Vice-Presidente do Município de Esposende, Alexandra Roger, a Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Cávado, Júlia Fernandes, e o Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Manuel Albano.
O primeiro painel, relativo aos "Sinais e Impacto da Violência Doméstica nas Crianças - da avaliação à intervenção", contou com a participação da Professora Ana Isabel Sani (docente e investigadora na Universidade Fernando Pessoa).
No segundo painel, as RAP com intervenção no território da NUT III Cávado fizeram a apresentação dos seus projetos e dos dados relativos aos atendimentos realizados até à data.
As RAP visam promover o atendimento, acompanhamento e apoio psicológico especializado a crianças e jovens vítimas de violência doméstica e violência de género e emergem do (re)conhecimento do impacto da violência doméstica contra crianças e jovens, exigindo uma intervenção mais atenta, designadamente na Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, através da promoção de respostas de apoio especializado para estas vítimas, tendo em conta a sua vulnerabilidade e necessidades específicas.
A organização territorial das estruturas das RAP no Cávado resulta de um conjunto de parcerias formalizadas em linha com a abrangência territorial de intervenção. Em Esposende, a RAP – CorAção com Voz, resulta da parceria estabelecida entre o GASC (Grupo de Ação Social Cristã) e o Município de Esposende, através do seu Espaço Bem me Querem – Espaço de Atendimento a Vítimas.
Em Amares, Terras de Bouro e Vila Verde, o projeto Aurora resulta da parceria estabelecida entre a SOPRO – SOLIDARIEDADE E PROMOÇÃO e os Municípios de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde.
Em Braga, o projeto Psi Plus Braga resulta da parceria estabelecida entre o Gabinete de Apoio à Vítima de Braga (APAV), a Cáritas Arquidiocesana de Braga através do seu Centro de Informação e Acompanhamento a Vítimas de Violência Doméstica, a Associação Plano i e do Município de Braga, através do seu Gabinete de Informação e Acolhimento para a Igualdade.
As estruturas promotoras da RAP contam com o apoio financeiro do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE) do Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu.
Encontrando-se a decorrer, durante o mês de abril, a campanha Nacional de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a CPCJ de Esposende associou-se a esta iniciativa, aproveitando o momento e a temática para manifestar a necessidade de se travar este flagelo. Para este efeito, contou-se com a participação da Escola de Música de Esposende, que fez uma interpretação da canção “Cuida bem de mim”, e com a participação do grupo de percussão do projeto AMAReMAR – Arte e Comunidade, com a apresentação de uma peça de percussão que absorveu a sua influência na música original “Por Este Rio Acima” de “Fausto”.
Em linha com os pressupostos que orientam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estas respostas e ações vêm consolidar ainda mais toda a atuação do município no contexto do contributo para o seu cumprimento.