Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

21 Abr

Abril assinala o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Esposende propõe a realização de algumas atividades para assinalar o tema.

Não podendo deixar de considerar os constrangimentos associados à situação de pandemia por COVID-19, as atividades têm que ser devidamente adaptadas e, assim, por forma a não deixar de se promover a sensibilização da comunidade para tão nobre causa, pensamos em realizar algo diferente.

A nossa proposta envolve a produção de trabalhos utilizando como imagem o laço azul que identifica a campanha (pinturas, desenhos, outros trabalhos manuais utilizando materiais diversos), os quais possam ser fotografados e depois publicados e disseminados por via das redes sociais.
Apresentamos propostas de cartão (Kudo Card) que podem ser descarregados por todos e complementado com palavras/frases que representem o significado pessoal da palavra Amor, ou com mensagens de afeto para partilhar com alguém (ex: de pais para filhos, de filhos para pais, etc.). Estes cartões também poderão ser fotografados e enviados para o email da CPCJ (cpcj.Esposende@cnpdpcj.pt) para partilha e divulgação nas redes sociais.  KUDO1  KUDO2
Ainda no âmbito da programação, no dia 22 de abril decorrerá a sessão intermunicipal de apresentação das Respostas de Apoio Psicológico para Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica (RAP), com as entidades que integram a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD) no território da NUTS III Cávado, que terá lugar pelas 14h30 no Fórum Rodrigues Sampaio.
No dia 24 de abril a caminhada promovida pela Esposende 2000, cuja informação mais pormenorizada poderá ser consultada no site da empresa municipal, terá também como mote a Prevenção dos Maus Tratos na Infância.
Nesse mesmo dia terá lugar o filme Cafarnaum no Auditório Municipal, de entrada livre, pelas 21h30.