Esposende organiza Fase Intermunicipal do Cávado do Concurso Nacional de Leitura

12 Abr

Esposende vai acolher, nos próximos dias 26 e 27 de abril, a Fase Intermunicipal do Cávado do Concurso Nacional de Leitura, organizada pela Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende e Município de Esposende.

Nesta fase intermunicipal, da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, estarão em prova 96 alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário dos seis concelhos da Comunidade Intermunicipal do Cávado, designadamente Esposende, Amares, Barcelos, Braga, Terras do Bouro e Vila Verde. Os vencedores ficam apurados para a fase nacional do Concurso, que terá lugar em Almada, no dia 4 de junho.

No dia 26 de abril, os alunos realizarão a prova escrita on-line e, no dia 27, terão a prova de palco, que decorrerá no Auditório Municipal de Esposende.

O Concurso Nacional de Leitura representa o maior evento de promoção do livro e da leitura dirigido ao público jovem, sendo que a sua organização envolve as escolas e as bibliotecas públicas de todo o país. Tendo como objetivos estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral, pretende celebrar o Livro e a Leitura.

Ao associar-se a este evento, o Município, através da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, dá cumprimento às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas ONU).